
O movimento cada vez maior nas BRs 277 e 376 é a prova de que os veranistas já começaram a invadir o litoral para o ano-novo. A previsão da Polícia Militar é que 1,5 milhão de pessoas passem a virada do ano nas praias paranaenses.
As famílias das amigas Priscila de Oliveira e Viviane Kuniyoshi vieram de Maringá. O grupo passou outros anos na praia, mas normalmente em Camboriú (SC). Esse ano, optaram pela praia mansa de Caiobá por ser mais calma e segura para as crianças. "Para a ceia de ano-novo, queremos preparar um salmão", contou Priscila.
A família Genari, de Curitiba, também gosta desta praia pela calma e segurança, e já tem planos para passar a noite da virada: "Vamos ficar no calçadão para ver a queima dos fogos", disse Juliana Genari.
Já o estudante Jeferson da Silva e os primos Leandro e Marcelo Carvalho, de Ponta Grossa, procuraram Caiobá por motivos diferentes. "Queríamos ficar perto das baladas, e aqui fica fácil para ir para Guaratuba e Santa Catarina também", afirmou Jeferson. E os planos não são só para a noite de ano-novo. "Queremos sair todos os dias da semana", completou.
Preparação
Uma opção para quem vai passar o ano-novo no Litoral paranaense é acompanhar a queima de fogos e os shows organizados pelas próprias prefeituras. Segundo o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, são muitos os envolvidos na montagem da festa na cidade.
"Cerca de 150 pessoas participam da organização da noite de ano-novo, desde o pessoal que cuida de levar a iluminação para os palcos e a montagem dos espaços até os artistas, a equipe técnica para a queima de fogos e a limpeza dos locais depois", explicou.




