
O número de pontos considerados próprios para banho, mesmo em períodos chuvosos, aumentou nas praias paranaenses, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). De acordo com o décimo primeiro Boletim de Balneabilidade desta temporada, divulgado nesta sexta-feira (25), passou de 21 para 26 os locais que foram classificados com a bandeira azul.
Houve redução no total de pontos que receberam a bandeira amarela (alerta), que passou de 18 para 13. Esta nova marcação foi introduzida nesta temporada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e significa que as localidades estão liberadas para banho se não tiver chovido 24 horas antes. Caso contrário, o veranista deve evitar se banhar nesses pontos.
Já o total de pontos considerados impróprios, sinalizados com a bandeira vermelha, permanece em cinco. Este número se mantém constante desde o boletim divulgado em 28 de janeiro. Ao todo, o IAP avalia 44 pontos nas praias.
Impróprios
Dos cinco pontos impróprios, dois estão em Matinhos, dois em Guaratuba e um na Ilha do Mel. Em Matinhos, um ponto reprovado está no Balneário Flamingo, nas proximidades da Avenida Curitiba (rotatória), e em outro da Praia Central, no Mercado dos Pescados. Os pontos reprovados em Guaratuba estão na Praia Central. Um deles na Avenida 29 de Abril (próximo ao posto dos guarda-vidas) e outro fica 100 metros à esquerda da Rua Ponta Grossa.
Há ainda um ponto impróprio na Ilha do Mel, na Praia de Encantadas, 250 metros à direita do trapiche.
Metodologia
Para o IAP, o ponto está impróprio parabanho quando a análise aponta presença superior a duas mil bactérias Escherichia coli (E. coli) por 100 mililitros, ou quando duas ou mais amostras, de uma série de cinco, apresentam índices superiores a 800 E. coli por 100 mililitros.
Rios
Dois dos cinco pontos de rios do Litoral avaliados pelo IAP foram reprovados. Um está no Rio Nhundiaquara, em Morretes, nas proximidades do Largo Lamenha Lins, e o outro na Ponta da Pita, em Antonina.
Outros dois receberam bandeira amarela e um está próprio para banho.
Confira no mapa a situação de cada um dos pontos analisados



