
Os locais mais frequentados pelos veranistas no Litoral, as avenidas beira-mar também conhecidas como Atlântica , ladeiam a orla e geralmente oferecem ciclovias, calçadas e comércio. Entretanto, em algumas praias movimentadas do Paraná essas ruas não apresentam boa qualidade em toda a extensão ou sequer existem.O caso mais precário está em Pontal do Paraná, município com cerca de 30 quilômetros de praias. Apesar de em alguns balneários, como Praia de Leste, Shangri-lá e Ipanema, apresentarem pavimentação, calçadas, chuveiros e ciclovias, a ligação entre eles é difícil. A Avenida Beira-Mar nos trechos entre as praias mais conhecidas não é pavimentada e nem sempre há calçadas para pedestres, o que desagrada a turistas e comerciantes.
A designer Samanta Vosgerau e a fisioterapeuta Helen de Paula Cantido, ambas de São José dos Pinhais, passam o verão no balneário Grajaú, em Pontal do Paraná. Elas avaliam que a avenida principal necessita de muitas melhorias. "Aqui não temos chuveiro, banheiros e comércio. Se precisamos de água durante a caminhada, temos que ir até a praia e comprar de vendedores ambulantes", diz Samanta.
A estrada empoeirada e cheia de buracos causa problemas também para quem dirige. Sair de Shangri-lá e chegar até Praia de Leste já gerou problemas para o analista de sistemas Luiz Alberto de Oliveira, de Curitiba. Ele teve peças do carro quebradas por causa da falta de pavimentação na avenida. "A rua é bastante prejudicada e tem muitas ondulações que danificam o carro."
Projetos
A prefeitura de Pontal do Paraná informou que há chuveiros nas entradas dos principais balneários da cidade. A situação melhor está em Praia de Leste, que tem comércio, quiosques e melhor iluminação. A cidade, entretanto, não oferece banheiros em toda a extensão das avenidas.
De acordo com o secretário de Obras e Urbanismo de Pontal, Valnei da Costa, a intenção é pavimentar os trechos que ainda têm estradas de chão a partir deste ano. Essas faixas que ligam os balneários, informa o secretário, foram construídas recentemente, pois não havia ligação entre Grajaú e Shangrilá. O processo de melhorias, entretanto, é longo e não depende só do município. "Parte da participação da obra será da população e isso terá que ser negociado."
Sem avenida
Alguns trechos do Litoral até mesmo não possuem Beira-Mar. Em Pontal do Paraná, a ligação entre o Balneário de Shangri-lá e Pontal do Sul é feita apenas pela PR-410. As ruas que ligam a Beira-Mar à rodovia estadual, entretanto, apresentam situação precária. A prefeitura do município informou que há intenção de começar a construção de outros trechos da Avenida ainda em 2012.
Na cidade de Guaratuba, o problema está entre a praia do Brejatuba e o balneário de Coroados. Aquilo que seria a estrada se estende por um trecho de poucas quadras, com faixa estreita, tortuosa e sem pavimentação. A maior parte da orla não tem estrada. De acordo com a prefeitura da cidade, isso é fruto da legislação ambiental. Há um projeto para revitalizar o local, com a construção de uma pista pavimentada, iluminação, quiosques, banheiros e ciclovias. O problema, de acordo com o município, está nas restingas, que são áreas de proteção permanente (APPs), que dificultam obras no local.
Cidades exibem contrastes
Guaratuba e Matinhos têm balneários com avenidas que apresentam uma infraestrutura que contrasta com a precariedade de outros pontos. Em Guaratuba, a poucos metros do local sem estrada, a Avenida Atlântica possui pavimentação, espaço para estacionamento e ciclofaixa. Há calçada em todo o trecho. O turista encontra nove banheiros, chuveiros pela orla da praia, quiosques para comércio de alimentos e até academias ao ar livre.
Matinhos
A orla de Matinhos é a que apresenta a melhor estrutura. Quase todo o trecho da avenida principal é pavimentado, com calçadas e ciclovias, além de academias ao ar livre em alguns balneários. A cidade, entretanto, não tem banheiros nessas ruas, apenas chuveiros na entrada dos principais balneários, em especial Caiobá. Na Praia Brava, apesar da estrutura disponível, o turista que desce à areia encontra muito entulho próximo à via beira-mar.
Segundo a prefeitura do município, a estrada recebeu "superpostes" para a iluminação das pistas e da entrada dos balneários, além da iluminação antiga. Próximo ao Morro do Boi e na Praia Mansa, segundo a prefeitura, foram implantados refletores que aumentam a iluminação do calçadão à noite.





