• Carregando...
Bandeira dupla vermelha, que indica área interditada, foi colocada em Matinhos na manhã desta terça: veranistas permanecem no mar mesmo com o alerta | Marco André Lima/Gazeta do Povo
Bandeira dupla vermelha, que indica área interditada, foi colocada em Matinhos na manhã desta terça: veranistas permanecem no mar mesmo com o alerta| Foto: Marco André Lima/Gazeta do Povo

Na manhã desta terça-feira (24), mais um trecho do Litoral do Paraná mereceu o hastamento da bandeira dupla vermelha, que indica área interditada pelo Corpo de Bombeiros. O caso ocorreu na região da divisa do balneário Flamingo, em Matinhos, onde apenas nesta manhã 48 pessoas tiveram contato com águas-vivas e tiveram que receber atendimento.

A área deve permanecer interditada até que a maré vire (o que acontece por volta das 17 horas) ou que o número de casos diminua na região.

Este é o terceiro ponto que recebe a bandeira dupla vermelha. No início do mês, um ponto de Guaratuba, no trecho chamado Vila Real, recebeu a dupla bandeira duas vezes.

Casos

O número de acidentes com águas-vivas no Litoral cresce a cada dia, mesmo durante a semana, período com menos veranistas nas praias. Desde o início da Operação Verão 2011/2012, foram registrados mais de 7,5 mil casos. Desses, 458 ocorreram nesta terça-feira - dados apenas do período da manhã.

Pesquisadores da Secretaria de Estado da Saúde estão reunidos em Matinhos para coletar amostras dos animais e estudar os casos.

O alerta dos guarda-vidas é para que a população evite entrar na água em locais com grande incidência de casos. Se a pessoa for queimada, deve lavar o local com água do mar. Em hipótese alguma deve-se usar água doce ou outra substância. Nos postos dos bombeiros, há vinagre para colocar na área atingida. Ele neutraliza a ação da toxina. Nos casos mais graves, a pessoa será levada a um hospital da região.

Informações no telefone 0800 410148.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]