Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
perigo

Bombeiros interditam trecho de praia em Matinhos

Medida foi adotada para controlar o alto número de acidentes com águas-vivas em apenas uma manhã, na região do balneário Flamingo, onde 48 pessoas tiveram contato com os animais

Bandeira dupla vermelha, que indica área interditada, foi colocada em Matinhos na manhã desta terça: veranistas permanecem no mar mesmo com o alerta | Marco André Lima/Gazeta do Povo
Bandeira dupla vermelha, que indica área interditada, foi colocada em Matinhos na manhã desta terça: veranistas permanecem no mar mesmo com o alerta (Foto: Marco André Lima/Gazeta do Povo)

Na manhã desta terça-feira (24), mais um trecho do Litoral do Paraná mereceu o hastamento da bandeira dupla vermelha, que indica área interditada pelo Corpo de Bombeiros. O caso ocorreu na região da divisa do balneário Flamingo, em Matinhos, onde apenas nesta manhã 48 pessoas tiveram contato com águas-vivas e tiveram que receber atendimento.

A área deve permanecer interditada até que a maré vire (o que acontece por volta das 17 horas) ou que o número de casos diminua na região.

Este é o terceiro ponto que recebe a bandeira dupla vermelha. No início do mês, um ponto de Guaratuba, no trecho chamado Vila Real, recebeu a dupla bandeira duas vezes.

Casos

O número de acidentes com águas-vivas no Litoral cresce a cada dia, mesmo durante a semana, período com menos veranistas nas praias. Desde o início da Operação Verão 2011/2012, foram registrados mais de 7,5 mil casos. Desses, 458 ocorreram nesta terça-feira - dados apenas do período da manhã.

Pesquisadores da Secretaria de Estado da Saúde estão reunidos em Matinhos para coletar amostras dos animais e estudar os casos.

O alerta dos guarda-vidas é para que a população evite entrar na água em locais com grande incidência de casos. Se a pessoa for queimada, deve lavar o local com água do mar. Em hipótese alguma deve-se usar água doce ou outra substância. Nos postos dos bombeiros, há vinagre para colocar na área atingida. Ele neutraliza a ação da toxina. Nos casos mais graves, a pessoa será levada a um hospital da região.

Informações no telefone 0800 410148.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.