Para ajudar pessoas com deficiências físicas ou dificuldades de locomoção a aproveitarem a praia, a prefeitura de Guaratuba montou um esquema para o empréstimo das cadeiras anfíbio, um equipamento para levar essas pessoas ao mar.
"É uma cadeira especial para transporte e flutuação, em uma altura em que a pessoa sentada pode sentir o mar", explica Alex Elias Antun, fisioterapeuta e secretário da saúde de Guaratuba. Ao todo são três cadeiras, que têm rodas mais largas e adaptadas para a areia. "A importância está em ajudar essas pessoas a se sentirem mais inseridas no contexto e poderem entrar na água sem correr riscos", conta Alex. A procura é tanta que essa é a terceira temporada com o projeto.
O pai de Elaine Rodrigues Pereira sempre gostou de praia e depois de uma queda apresentou dificuldades para se locomover. Eles aproveitaram o empréstimo das cadeiras para que Nelson José Rodrigues pudesse aproveitar o mar. O aposentado gostou da experiência e a filha Elaine achou fácil usar o equipamento: "ele ficou feliz de poder voltar para a água", conta.
Já Joselita Pereira Oliveira, do Mato Grosso do Sul, vem pela segunda vez com a mãe, Joana Pereira da Silva, para Guaratuba, justamente por causa da cadeira. "O serviço é ótimo. Vim no ano passado e como gostamos, resolvemos vir esse ano de volta", diz Joselita.
Em Guaratuba, os equipamentos podem ser emprestados no posto da secretaria de saúde no calçadão da praia. É necessário apresentar um documento de identidade e preencher uma ficha. O empréstimo não tem tempo máximo e os usuários devem estar acompanhados.



