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Em um fim de semana de temperaturas recordes, moradores de Curitiba e região metropolitana sofreram com a falta d’água. Os reflexos ainda eram sentidos ontem, por exemplo, em Piraquara, na Grande Curi­tiba. Segundo a Sanepar, o consumo de água no estado foi 30% maior que o habitual nos últimos dias. Além disso, a estiagem prolongada também prejudicaria o abastecimento.

O fornecimento de água foi suspenso às 15 horas de sábado em 33 bairros de Curitiba e região metropolitana por causa de obras na Estação de Trata­­mento de Água (ETA) Igua­­çu, em Curitiba. O abastecimento foi retomado às 20 horas de domingo, porém, a situação foi normalizada em algumas regiões apenas na madrugada desta segunda-feira.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sanepar, não houve problemas técnicos e o abastecimento foi retomado conforme o previsto. Parte de população já estava com as caixas d’água em níveis baixos por causa do alto consumo e por isso demorou mais para que os reservatório enchessem. Além disso, a companhia ressalta que moradores dos bairros mais altos demoram mais tempo para receber a água depois que o fornecimento é retomado. No caso de residências que não possuem caixa d’água, o problema é ainda maior.

Segundo a Sanepar, toda a capacidade instalada nos sistemas Miringuava, Iguaçu, Iraí e Passaúna está sendo usada para amenizar os impactos do consumo na capital e região.

Com sede

O segurança Eduardo Vieira, 38 anos, morador da Vila Ju­­liana, em Piraquara, ainda estava sem água ontem pela manhã e disse que a água que restava era economizada para o consumo. "Estamos quase sem água para beber e não há o que fazer. Não há previsão para o retorno", lamentou.

O gerente-geral da Sanepar da RMC e do Litoral, Celso Luis Thomaz, afirmou que problemas pontuais ainda podem ser registrados, mas o sistema acusava que a situação estava normalizada. "Os problemas que ain­­da persistem precisam ser analisados um a um. Pode ser um problema com o imóvel. Os técnicos estão nas ruas para verificar", afirmou Thomaz. Quem tiver problemas, deve registrar a situação por meio do 115.

Atendimento

Moradores reclamaram também do fato de não conseguirem atendimento por meio do telefone 115 no fim de semana. A Sanepar informou que houve excesso de ligações dos consumidores e isso ocasionou o problema. Normalmente, a média de ligações em finais de semana é de 2 mil telefonemas. Neste domingo foram registradas 51 mil ligações, o que sobrecarregou o sistema.

As obras na Estação de Trata­­mento de Água Iguaçu serão feitas nos dias 18 e 19 de fevereiro; 3, 4, 17, 18 e 31 de março; e 1.º de abril. De acordo com Thomaz, a Sanepar vai analisar os problemas do fim de semana para minimizá-los nas próximas datas com obras.

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