Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tempo

Chuva espanta veranistas da praia

Temporal gerou alagamentos em Guaratuba e queda de luz em três cidades

Avenida Atlântica alagou perto do Morro do Cristo, em Guaratuba | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
Avenida Atlântica alagou perto do Morro do Cristo, em Guaratuba (Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo)

O temporal nas praias na tarde desta terça-feira (13) foi ocasionado pelo avanço de áreas de instabilidade - que seguiram do Sudoeste do Paraná em direção ao Litoral - e encontraram um ambiente muito quente. Isso fez com que as áreas de instabilidade ganhassem força e ocasionassem o mau tempo. Como o tempo continuará instável, poderá voltar a chover forte nesta terça.

Em Guaratuba, alguns pontos chegaram a ficar alagados. Na Avenida Atlântica, em frente ao Morro do Cristo, a água chegou a cobrir metade da roda dos carros estacionados. Em outro ponto da avenida, na altura do número 1.300, a água estava na altura do meio-fio. "Faz cinco anos que passo o verão aqui e nunca vi uma chuva assim", afirma a assistente de farmácia Juliane Santos Rosa, 29 anos.

O auxiliar administrativo Marcelo Leochenacoski, 27 anos, estacionou o carro na avenida para aproveitar a praia. Quando retornou, encontrou o veículo com os bancos molhados. "É a primeira vez que eu venho a Guaratuba e acho que não vou voltar mais. Desse jeito, não dá", conta ele, que, em virtude do incidente, antecipou a volta para casa, em Curitiba, em cinco dias.

O empresário Peterson Silva, 24 anos, que tem uma pousada nas imediações da Avenida Atlântica, teme que outros turistas deixem o local. "Eu tenho vários hóspedes estrangeiros aqui. Imagine com que impressão eles vão sair de Guaratuba. Ainda mais que esse alagamento é na beira-mar, no pé do Morro de Cristo, que é o cartão postal da cidade".

Em Pontal do Paraná os estragos foram maiores. Segundo o Corpo de Bombeiros, três casas foram destelhadas e cinco árvores caíram. Uma delas atingindo uma casa do balneário de Guarapari.

Na quarta-feira (14) a possibilidade de temporal é pequena, pois a temperatura estará mais amena – entre 22 e 27 graus. Mas a previsão é de chuva à tarde, esse tipo de precipitação é típica da estação. O tempo instável deve permanecer até sábado.

Queda de Luz

As cidades de Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos ficaram sem energia elétrica das 15h39 até 16h10. A energia continua instável nessas cidades.

A Copel informou que um raio ocasionou uma pane no sistema da subestação Posto Fiscal, na entrada de Paranaguá – principal fonte de abastecimento dos balneários paranaenses. A pane foi resolvida pelos técnicos da Copel e os geradores começaram a ser religados às 16h06. Quatro minutos depois a situação já estava normalizada em todo Litoral.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.