• Carregando...

Os recordes de temperatura neste verão exigem cuidados para evitar o mal-estar que acompanha os dias de calor. Com medidas simples como aumentar a ingestão de líquidos, praticar exercícios físicos, vestir roupas leves e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos pesados é possível minimizar problemas no organismo.

O médico Francisco Manassés, clínico-geral do Hospital Nossa Senhora das Graças, explica que é essencial evitar a desidratação -- problema comum nessa época do ano, principalmente em crianças, e que pode até levar à morte. Para isso, é preciso beber muita água, suco de frutas e água de coco.

Além disso, o cuidado especial com a alimentação pode até diminuir o calor. Segundo Manassés, os veranistas precisam optar por comidas leves, como saladas, frutas, verduras e carne branca, já que alimentos calóricos como carne vermelhas e doces aumentam o calor do corpo. "Com as altas temperaturas, os alimentos pesados também retardam o processo digestivo e isso pode ocasionar problemas estomacais", explica.

Outra medida essencial é redobrar atenção quanto à higienização das mãos e à conservação dos alimentos, para evitar gastroenterites, que causam diarreia, vômito e náuseas.

Os veranistas também não podem se esquecer de vestir roupas leves, confortáveis e de cores claras. A orientação do clínico-geral é para evitar sapatos fechados e tecidos como o jeans. "As pessoas precisam ajudar o organismo a perder o calor excessivo", afirma. Também é recomendável usar bonés, chapéus e óculos de sol.

A prática de esportes também é recomendada no calor. Quem ainda não faz nenhuma atividade deve começar de forma leve e com orientação médica e esportiva. Já aqueles que já têm o hábito precisam fazer o exercício antes das 10 horas e após as 18 horas, quando a temperatura é mais baixa, o que diminui o desgaste do corpo. Além disso, deve-se lavar o rosto para diminuir o calor, utilizar protetor solar, caminhar pela sombra e deixar os ambientes ventilados. (FL)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]