Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tatoo

Corpos desenhados

Saiba como manter a tatuagem a salvo debaixo do sol

Quem faz tatuagem na temporada de praia precisa redobrar os cuidados para evitar problemas de cicatrização e o desbotamento do desenho | Valterci Santos / Gazeta do Povo
Quem faz tatuagem na temporada de praia precisa redobrar os cuidados para evitar problemas de cicatrização e o desbotamento do desenho (Foto: Valterci Santos / Gazeta do Povo)
 |

1 de 1

A praia, onde o calor é muito e a roupa é pouca, torna-se a galeria ideal para exibir corpos tatuados. Mas para os que acabaram de encarar a agulha, a ordem é seguir uma rotina vampírica, fugindo a todo custo do sol por pelo menos duas semanas. Quem pensa em fazer um desenho agora no verão, enquanto descansa no Litoral, precisa se programar para não acabar perdendo toda a diversão da praia por causa do resguardo pós-aplicação da tinta.

Entrar no mar também é impensável por 15 dias, alertam os tatuadores. Este é o período necessário para que haja a cicatrização da pele. "Sempre alertamos os veranistas a fazerem a tatuagem um dia antes de irem embora, para não desperdiçar as férias", explica o tatuador Adriano Kobayashi, 37 anos, do estúdio New Lotus Tatto, em Matinhos.

O estudante Adeilson Alves de Souza, de 16 anos, morador de Matinhos, adotou uma espécie de quarentena desde que fez uma tatuagem, há duas semanas. "Desde então, não peguei mais sol e uso camisa de manga até o cotovelo o tempo todo", conta. "Fico em casa o máximo possível. Às vezes saio com os amigos e, apesar do calor, não posso tirar a camiseta." Com autorização por escrito dos pais, ele tatuou uma serpente no ombro direito. A aplicação demorou quatro horas, divididas em duas sessões.

Márcio dos Santos, 25 anos, também tatuador do New Lottus, complementa: "O sol atrasa e cicatrização. Mesmo depois do fim do processo, é preciso tomar cuidados permanentes, como a aplicação de bloqueador de filtro solar. Com o tempo, o sol tende a desbotar o desenho", afirma. Para prevenir contra o desbotamento, é necessário que se aplique bloqueador solar com fator de proteção acima de 50 sobre o desenho toda a vez em que for tomar sol.

Cautela

Para o médico Guilherme Gadens, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a exposição exagerada ao sol depois de uma sessão de tatuagem pode provocar danos permanentes à pele. "Nos primeiros dias após uma tatuagem, a pele fica muito sensível. Descuidos com a higiene podem causar infecção. Já o sol em excesso pode piorar o processo inflamatório, causando manchas permanentes", explica. Ele ainda alerta que é preciso achar um local que atenda a todos os requisitos de segurança e higiene e que tenha profissionais capacitados para fazer a tatuagem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.