• Carregando...
Chapéu e óculos  com filtro solar garantem a proteção da pequena Sofie | Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Chapéu e óculos com filtro solar garantem a proteção da pequena Sofie| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo

Rotina

Hábitos simples ajudam a manter os olhos saudáveis

- Nunca coce os olhos, pois o contato com as mãos pode dar oportunidade para infecções e até gerar deformações permanentes da córnea.

- Use óculos escuros com filtro solar UVA e UVB, além de chapéus ou bonés, para evitar danos aos olhos.

- Mergulhe de olhos fechados no mar o na piscina ou use óculos de natação.

- Se os olhos estiverem muito irritados, use colírio do tipo lágrima artificial, que tem o uso liberado pelos oftalmologistas.

O cuidado com os olhos precisa ser redobrado no verão. Tudo por conta dos agressores já conhecidos – mar, sol e areia –, muita gente na praia e alguns costumes não muito saudáveis.

A engenheira de alimentos curitibana Maria Helena Castro está educando a pequena Sofie, de um ano e dois meses, a usar desde cedo chapéu e óculos escuros. A razão para o cuidado é proteger principalmente os olhos do excesso de sol. "O chapéu protege de uma vez só a cabeça, a pele e os olhos. E os óculos completam os cuidados." ressalta.

Os efeitos nocivos do sol são cumulativos e podem provocar a degeneração macular. "A mácula, área central do olho, com maior definição e mais importante da retina, e sofre bastante com a luz", explica Ezequiel Portella, presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia. "Estudos comprovam que em países nos quais a radiação solar é mais forte há maior índice de catarata e degeneração macular." A prevenção inclui uso de chapéus, bonés e principalmente óculos escuros com filtro solar UVA e UVB.

Outro problema comum na praia é a conjuntivite, principalmente a bacteriana. Ela é contagiosa e pode ser adquirida pelo contato, das mãos com os olhos ou mesmo com a água do mar ou piscina contaminada. Entre os sintomas, olhos vermelhos, inchados, lacrimejando, com a sensação de corpo estranho e secreção. "O principal cuidado é lavar as mãos sempre e não tocar nos olhos. Aliás, nunca se deve coçá-los, pois além de oportunizar infecções podem ocorrer transtornos permanentes na córnea", explica o médico.

Pequenos sob controle

Cuidado, os olhos das crianças são mais sensíveis

As crianças são especialmente suscetíveis aos problemas oculares de verão. Elas coçam os olhos sem cerimônias, mergulham de olhos abertos e muitas não aceitam proteção solar. No entanto, é importante manter a vigilância e explicar para os pequenos que esses atos são perigosos. "E fique atento ao sinais. Se a criança coça os olhos de maneira exacerbada é porque já existe algum problema", explica o oftalmologista Ezequiel Portella.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]