Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gastronomia

Do nosso mar para o prato

No Litoral do Paraná há aproximadamente 320 espécies de peixes. Confira as mais populares e algumas dicas de como preparar os pescados

Acir Dino, pescador há 36 anos, ensina que peixe fresco deve estar com as guelras vermelhas e olhos brilhantes | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Acir Dino, pescador há 36 anos, ensina que peixe fresco deve estar com as guelras vermelhas e olhos brilhantes (Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo)
O pescador Dorival Molinari posa para foto com a pescada amarela de 16,5 quilos |

1 de 1

O pescador Dorival Molinari posa para foto com a pescada amarela de 16,5 quilos

As riquezas do Litoral paranaense vão além das que estão visíveis nas praias e cidades. No fundo do mar há uma variedade de preciosidades gastronômicas, que garantem a refeição dos consumidores e o sustento de centenas de famílias que lidam com as atividades pesqueiras. E debaixo d'água, opções são o que não faltam para ambos os lados. "Só de peixes temos aproximadamente 320 espécies no Litoral do Paraná", explica o professor do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná, Marco Fábio Maia Corrêa.

Em meio à tanta diversidade, há os que figuram entre os preferidos do público, como a pescada, sardinha, linguado, tainha e robalo. Só que apesar da grande variedade, a Força Verde faz um acompanhamento de perto com os pescadores para que determinadas espécies não sumam. Um exemplo é o cação, que já está com um número reduzido de filhotes. "A pesca da sardinha, por exemplo, foi importante nos anos 1970 e 1980, mas entrou em colapso. Na década de 1990 foram adotadas medidas de proteção para a pesca industrial", lembra Correia.

Como comprar

De olho na qualidade do produto, o consumidor deve ficar atento a certos sinais que garantem que o peixe está fresco. "O primeiro passo é verificar se as guelras estão vermelhas por dentro, se o olho do peixe ainda aparenta estar vivo e a textura das escamas", recomenda o vendedor Acir Dina, que trabalha no ramo há 36 anos.

"Aqui é assim: eu não compro e não vendo se não estiver fresquinho e não conhecer o fornecedor", resume o vendedor Nelson Mariani, há 46 anos no Mercado de Peixes de Paranaguá.

O chef de cozinha do Centro Europeu Sandro Duarte também recomenda ao consumidor observar se as escamas estão firmes e brilhantes e se o odor é suave. "A carne deve estar úmida e lustrosa, sem sinais de descoloração e não pode haver líquido em volta dos filés ou postas", completa.

É bom também dar uma olhada na temperatura dos refrigeradores que acondicionam o produto: não pode ser superior a 6ºC.

Serviço:

- Restaurante Porto Campelo. Rua Valdir Muller, 334, Matinhos, fone (41) 3473-3347

- Mercado Municipal Brasílio Abud. Rua João Estevão, 18, Paranaguá, fone (41) 3420-2924

- Mercados dos Pescadores. Rua Martinho Correia, 412, Centro, Matinhos, fone (41) 3453-2790

- Mercado de Peixe do Balneário Shangri-lá. Avenida Aníbal Cury, fone (41) 3457-5585

- Mercado Municipal João Batista de Miranda. Rua Wilton de Souza, Guaratuba, fone (41) 3442-8171

- Mercado de Peixe de Antonina. Rua Antônio Prado, fone (41) 3978-1080.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.