
O último Boletim da Balneabilidade divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) aponta os mesmos pontos próprios para banho nas praias da semana passada. Dos 43 pontos avaliados, dois seguem próprios: Prainha e Praias de Caieiras, ambos em Guaratuba.
De acordo com o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, o fato de o número de pontos próprios ter sido o mesmo, apesar do aumento do número de pessoas no carnaval, pode ser o indicativo de que as fontes poluidoras são permanentes nas praias, como alguns estabelecimentos comerciais, por exemplo. "Ainda teremos que estudar a situação. Se a poluição fosse causada somente pelas residências, teria aumentado bastante no Litoral com o feriado", afirma Burko.
Burko disse ainda que, apesar do boletim apresentar apenas dois pontos próprios, nesta temporada a contaminação do mar diminuiu consideravelmente. Segundo ele, em anos anteriores alguns pontos impróprios chegaram a apresentar 15 mil bactérias Escherichia coli (E.coli) por 100 mililitros de água. Já nesta temporada a média variava entre 1.500 a 2.000 E.coli por 100 mililitros de água nos pontos reprovados. "Essa diminuição ocorreu por causa da fiscalização que tem sido feita nas ligações de esgoto clandestinas e nas fossas irregulares", explica o presidente do IAP.
O Boletim de Balneabilidade é o resultado da análise das cinco últimas amostras coletadas pelo IAP. Um ponto é considerado impróprio quando o último resultado for superior a 2.000 bactérias Escherichia coli (E.coli) por 100 mililitros de água, ou se duas ou mais amostras apresentarem índices superiores a 800 E.coli por 100 mililitros.
Entre os rios, dos cinco pontos avaliados, quatro estão próprios para banho. São dois pontos do Rio Nhundiaquara e um no Rio Marumbi, em Morretes, além do Rio do Nunes, em Antonina. O Rio Ponta da Pita (em Antonina) novamente foi considerado impróprio para banho.



