Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Balneabilidade

Dos 43 pontos de mar avaliados pelo IAP, 28 estão liberados para banho

Recomendação é para que banhista só entre no mar 100 metros à direita e à esquerda de onde houver placa indicando falta de balneabilidade

Dos 43 pontos de mar avaliados pelo IAP, 28 estão liberados para banho, conforme o segundo relatório de balneabilidade da temporada | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Dos 43 pontos de mar avaliados pelo IAP, 28 estão liberados para banho, conforme o segundo relatório de balneabilidade da temporada (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)
Confira a lista completa dos pontos próprios e impróprios para banho no Litoral paranaense |

1 de 1

Confira a lista completa dos pontos próprios e impróprios para banho no Litoral paranaense

Dados do segundo boletim de balneabilidade divulgado nessa sexta-feira (25) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) mostram que 28 dos 43 pontos avaliados estão liberados para banho. O último boletim, divulgado no dia 16 de dezembro, apontava 31 pontos em situação regular. Ou seja, agora são quatro pontos impróprios a mais, todos na Ilha do Mel: Praia do Farol, Praia de Fora, Praia Grande e um ponto em Encantadas. Em compensação, o ponto em frente ao Sesc de Matinhos tornou-se próprio para banho neste último boletim – no anterior, estava impróprio.

Em relação a 2008, os números dos dois primeiros boletins de 2009 são mais otimistas. O primeiro e segundo boletins do ano passado apontavam 35 e 32 pontos impróprios, respectivamente, dos 43 analisados.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, o aumento dos pontos impróprios se deve ao sistema de tratamento de esgoto ineficiente e à baixa capacidade de retenção do esgoto por parte das fossas. "Enquanto essa situação não mudar, teremos de conviver com o problema". Além disso, na análise de Rodrigues, o aumento do número de veranistas também contribuiu para o problema.

O secretário afirma ainda que o aumento de pontos impróprios também se deve ao fato de que a coleta das amostras foi logo após um período de chuvas. "As chuvas levaram o esgoto não tratado para o mar e isso colaborou para o resultado. Inclusive, orientamos as pessoas a só tomar banho de mar 24 horas após o período de chuvas", conclui.

Com o resultado, os cinco pontos analisados pela IAP na Ilha do Mel são considerados impróprios – dois em Encantadas impróprios no boletim anterior seguem na mesma condição. Os demais são: um em Pontal do Sul e outro no Balneário Ipanema, em Pontal do Paraná; três no Balneário Riviera e um no Balneário Flamingo, e outro na Praia Mansa (Caiobá), em Matinhos; e um na Prainha e outro no Balneário de Barra do Saí, em Guaratuba.

Rios

Dos cinco rios analisados, três estão próprios para banho – anteriormente, eram apenas dois. Os rios liberados para o banho são o Rio do Nunes, em Antonina (que estava impróprio), o Rio Nhundiaquara (na altura do Largo Lamenha Lins) e o Rio Marumbi, em Morretes. Os rios impróprios são a Ponta da Pita, em Antonina, e o Nhundiaquara, em Porto de Cima, em Morretes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.