Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação Verão

Em 15 dias, 260 são autuados por perturbação do sossego no litoral do PR

Polícia Militar divulgou balanço parcial da Operação Verão na tarde desta quarta-feira (8)

A Polícia Militar do Paraná divulgou na tarde desta quarta-feira o balanço parcial da primeira quinzena de atuação da Operação Verão. A ação, que reforça o policiamento nas cidades litorâneas desde o dia 20 de dezembro.

Uma das maiores reclamações dos veranistas, a perturbação do sossego, foi alvo de policiamento. Nos primeiros 15 dias de operação foram 260 autuações, contra 185 no verão 2012/2013. O causador da perturbação assina um Termo Circunstanciado e responde posteriormente pela contravenção penal. O efetivo que foi deslocado para a Operação Verão passou por treinamento especial e a perturbação do sossego foi um dos itens estudado. "A intenção foi mostrar como identificar e como atuar com a perturbação. Nesse sentido, atuamos de forma intensiva: assim que a perturbação é identificada, há o recolhimento do aparelho de som ou veículo que causa o problema e o Judiciário é acionado, para que o infrator possa responder pelo ato", explica o Tenente Coronel Lanes Randal Prates, Comandante do 9º Batalhão da PM e da Operação Verão.

Além disso, 241 pessoas presas, 15% a mais que no ano passado, quando foram 209. De acordo com a PM, diminuiu o índice de roubos (de todos os tipos) em 28%, caindo de 18 casos na primeira quinzena da temporada passada para 13.

Treinamento

Prates diz que todo o efetivo que foi deslocado para a ação no litoral passou por uma semana de treinamento específico, com foco em policiamento comunitário. "Nós fizemos o treinamento e a distribuição dos policiais de acordo com as necessidades do local. Onde constatávamos problemas, passamos a enviar policiamento efetivo. Assim, conseguimos coibir as ações criminosas antes que elas aconteçam", argumenta Prates.

NúmerosO boletim da PM-PR mostra que, no período, foram abordadas 5.936 pessoas, contra 6.231 no ano, uma redução de 5%. Também houve redução de 50% no número de adolescentes apreendidos, caindo de 28 para 14.

Outro aumento registrado foi no número de pulseirinhas de identificação entregues aos pais e responsáveis para evitar que as crianças se percam: na primeira quinzena da operação passada foram 6.049, e neste ano, já foram distribuídas 9.873.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.