
Na temporada de férias os momentos de descanso são aproveitados de todos os modos possíveis. Na areia ou dentro de casa, há quem escolha os livros e as revistas como companheiros para esses períodos de sossego tão raros durante o ano. E nada de ler apertado no sacolejar do ônibus , ou sonolento após um dia de trabalho ou estudos. Nas folgas, leitura boa é aquela feita sem pressa.
"Para esse período, quanto mais leve e gostosa for a narrativa, melhor. As belas paisagens das praias combinam com textos leves, desde que sejam do gosto do leitor, é claro", sugere Eleoterio Burrego, livreiro do Sebo Líder. Apesar da particularidade dos gostos para a leitura, ele sugere biografias e livros de aventura. "O gênero biografia é uma leitura que encanta e que contextualiza, além de tratar de histórias importantes e envolventes", diz.
Esse tipo de leitura e também obras de aventura e clássicos faz a cabeça de Ediane Cristina Daleffe, estudante de 20 anos de Francisco Beltrão, que está em Matinhos, no balneário Riviera. Ela tira a temporada para ler tudo o que pode. "Já li um e comecei outro. E ainda há outros, que eu comprei no sebo, mas não sei se vai dar tempo", conta Ediane, que sempre que está no Litoral dá uma passada no sebo Pico do Livro, no centro de Matinhos. O noivo, no entanto, só leva para a areia livros técnicos. "O mestrado exige bastante, por isso ele veio para a praia com os livros do curso e acaba estudando até na areia", brinca.
Desafogar a prateleira
Vitória Bevervanso, de 14 anos, também aproveita as férias escolares para ler, e muito. Ela chegou a arrumar até mesmo um trabalho temporário em uma livraria de Curitiba para ficar mais próxima do seu lazer preferido. Apesar da pouca idade, Vitória desafogou a sua prateleira no fim do ano passado e no comecinho deste ano.
"Eu tinha muitos livros atrasados, que a minha mãe compra e eu vou guardando, mas dos 60 livros que eu tinha na metade do ano para ler, só faltam três", comemora. E o gosto pela leitura, conta a estudante, é de família. O irmão de Vitória, Eduardo Bevervanso, tem apenas 12 anos e descobriu que ler era bom quando conheceu a série Percy Jackson e os Olimpianos, que mistura aventura e histórias de mitologia grega.
E assim, a folga dos dois já tem diversão garantida. "Nas férias não tem aquilo de acordar cedo. No computador não tem tanto o que fazer, eu fico só um pouco. Até paro pra ver um pouco de televisão, mas o que eu gosto mesmo é de ler", conta Vitória. Colaborou Rodrigo Batista





