Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Evento

Final de semana para comer caranguejo na praia

Festival em Shangri-lá vai comercializar cerca de 20 mil unidades do crustáceo até domingo, com preço médio de R$ 30 a dúzia

Luís Alberto Mundstock criou o prato mais tradicional do festival, o caranguejo na cerveja | Jonathan Campios / Gazeta do Povo
Luís Alberto Mundstock criou o prato mais tradicional do festival, o caranguejo na cerveja (Foto: Jonathan Campios / Gazeta do Povo)

Começou ontem à noite uma das festas mais tradicionais do Litoral paranaense, a 8.ª edição do Festival do Caranguejo no balneário de Shangri-lá, em Pontal do Paraná. A expectativa é de que um público de 35 mil pessoas circule pela festa até domingo, último dia do evento.Em média, a dúzia do crustáceo sai por aproximadamente R$ 30.

A organização espera comercializar cerca de 20 mil unidades de caranguejo-uçá, espécie mais comum encontrada no Litoral do estado nesta época do ano, principalmente em Paranaguá e Antonina. De acordo com a secretária municipal de Desen­volvimento de Pontal, Francisca Kaminski, o festival cresce a cada edição. "Melhoramos muito a infraestrutura. Au­­men­­tamos o número de barracas, de cinco para seis. Incluímos uma tenda exclusiva para bebidas, investimos em segurança, em diversão. Temos tudo para realizar o melhor festival de todos", conta.

Segundo Francisca, o festival, que acontece em um espaço de 800 metros quadrados montado na praia, ao lado do Mercado de Peixes, atraí turistas de várias partes do estado. "Tem gente que saí de Curitiba só para vir comer e comprar caranguejo. E isso é bom não só para Pontal, mas para toda a economia do Litoral. Além dos pescadores, o dinheiro circula entre os comerciantes, donos de pousadas, hotéis", explica.

Proprietário de uma das barracas, Luís Alberto Mundstock, 40 anos, participou de todas as edições do Festival do Caranguejo. "Eu comecei trabalhando como cozinheiro em uma das barracas. Com o passar das edições, montei a minha", relata. Mundstock só trabalha com o crustáceo durante o festival. No resto do ano, ele se dedica à pintura de lataria. "O caranguejo é como se fosse um hobby para mim", revela.

Dono da Barraca do Betão, Mundstock é famoso por ter criado um dos pratos mais famosos e concorridos do festival, o caranguejo na cerveja. "Estava pesquisando receitas para caranguejo e resolvi colocar cerveja no molho. Ficou muito bom e os clientes aprovaram", diz.

Além de apreciar a carne do caranguejo e saciar o apetite, o veranista que for ao festival pode conferir apresentações de MPB, chorinho e música de raiz. Também haverá exposição de artesanato local e uma tenda do projeto Viva o Verão.

Lei ambiental

A captura, consumo e venda do caranguejo-uçá estão liberados até 14 de março no Litoral, desde que sejam seguidas algumas normas para a preservação da espécie. Apenas machos podem ser capturados. A proibição para a retirada de fêmeas dos mangues vale o ano todo.

Para verificar se o caranguejo é macho ou fêmea é preciso observar a parte de baixo do animal, onde há um triângulo no fim do corpo. Se o triângulo for fino, trata-se de macho. Se for avolumado, é fêmea. Os caranguejos também não podem ser capturados em mangues de unidades de conservação de proteção integral.

Outra regra diz respeito ao tamanho da carapaça. Machos com menos de 7 centímetros não podem ser retirados dos mangues. Além disso, a captura só pode ser feita manualmente – nunca com o auxílio de instrumentos como ganchos e outros.

Todos os caranguejos comercializados no evento seguem as normas de fiscalização ambiental. O preparo do alimento, assim como o transporte e a armazenagem, são conforme as normas sanitárias para que o veranista consuma um produto de qualidade.

Serviço:

O Festival de Caranguejo vai até o próximo domingo, das 10 horas à 1 hora, na Avenida Atlântica, em Shangri-lá, em frente ao Mercado dos Pescadores. A entrada é franca.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.