
O sol que apareceu no Litoral paranaense nesta terça-feira (12) deve ficar entre nuvens até o final desta semana. Uma frente fria traz mais chuvas ao estado a partir da quarta-feira (13). "A previsão é de que a chuva continue até a quinta-feira, com menos intensidade do que as da semana passada", explica o metereologista do Instituto Tecnológico Simepar Marcelo Brauer.
A temperatura permanece alta, variando entre 21°C e 30°C. Como a umidade relativa do ar está elevada, a sensação térmica deve continuar sendo superior aos 30°C. No entanto, o calor deve diminuir na sexta-feira. "Quando parar de chover, a temperatura tende a baixar", explica Brauer.
De volta ao sol
Muitos veranistas aproveitaram a terça-feira de sol para voltar às praias. A beira-mar foi a opção mais procurada pelos turistas a espera de uma brisa para diminuir a sensação de calor, que anda maior por conta da umidade relativa do ar estar muito elevada. Apesar de a máxima ter ficado em 32,9°C em Antonina, a sensação térmica passou dos 43°C. Na orla, a sensação era de 38°C, embora os termômetros marcassem 30°C.
As areias estavam mais cheias e o movimento nas calçadas das orlas também cresceu. As pessoas aproveitaram o tempo bom para praticar exercícios ou reforçar o bronzeado. O mar, que estava bem calmo, também era um convite para aliviar o calor do dia. O movimento também agradou aos ambulantes, que venderam mais produtos.
A empresária Leila Godinho, de 34 anos, tem casa em Matinhos e está na praia desde dezembro. O tempo chuvoso a deixou entediada. "Eu preferia subir a serra e trabalhar a ficar aqui sem ter nada o que fazer. Ainda bem que o sol voltou!", diz. Ela estava na praia com as duas filhas. "Nos dias chuvosos, elas jogaram baralho, brincaram de boneca e ficaram só em casa. Hoje quando elas viram o sol, me pediram para virmos à praia", conta. As pancadas de chuva que caíram no final da tarde não desanimaram os veranistas, que aproveitaram para curtir o dia de sol até o final.



