
Banhistas do Balneário Eliane, em Guaratuba, encontraram por volta das 7 horas desta segunda-feira (26) um golfinho encalhado na areia. O animal é jovem, tem 1,65 metros e pesa entre 45 e 50 quilos. Ele pertence ao gênero Stenella a espécie, contudo, ainda não havia sido confirmada, em virtude da pouca idade do animal.
Os veranistas que encontraram o golfinho acionaram o Corpo de Bombeiros, que, ainda pela manhã, transportou o animal até a Praia de Caieiras, também em Guaratuba, onde o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental Força Verde prestaram os primeiros cuidados.
No início da tarde, o golfinho foi levado ao Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Pontal do Sul, na cidade de Pontal do Paraná. Ele foi transportado na caçamba de uma caminhonete do IAP, que dispunha de água para hidratar o animal.
De acordo com os biólogos do CEM, o golfinho deve passar a noite desta segunda-feira sob observação na Ponta do Poço, em Pontal do Sul, em uma maca improvisada dentro da água. Nesta terça-feira (27) serão feitos testes de natação para saber se ele está apto a retornar ao mar.
Causas
A bióloga Camila Domit, do CEM, que esclarece a causa do encalhe ainda não está totalmente clara. Suspeita-se apenas que deva ter relação com a saúde do animal. "O animal está bastante debilitado, mas não temos como precisar, no momento, se realmente foi algum problema de saúde que causou o encalhe. Não é comum encontrar um animal desse gênero perto da zona de rebentação da praia".
Um diagnóstico mais preciso sobre a saúde do animal será feito nesta terça-feira (27), quando será conhecido o resultado de uma análise de sangue a qual o golfinho foi submetido.
Se for identificada a necessidade de cuidados mais intensivos, a equipe de biólogos do CEM deve transferir o animal para um centro especializado no tratamento de golfinhos, ainda a ser definido.



