
Responda rápido: qual é a melhor coisa de se estar em férias? se a reposta for "tenho mais tempo para mim", então está na hora de transformar a sua rotina. "Mude! Não faça dos maus hábitos uma rotina. Se você é agitado, aprenda a desestressar. Se costuma brigar no trânsito, respire fundo. Não seja reativo. Aja naturalmente. A sua vida vai ser melhor", comenta o médico cardiologista Marcos Augusto Alves Pereira, do Hospital Evangélico. É possível importar a leveza do verão para o dia a dia. É só reorganizar a sua agenda, arranjar tempo para o curso que você quer fazer, tirar os fins de semana para ficar com a família, dormir um pouco mais ou acordar mais cedo. "Você é a sua prioridade", avisa.
Andar com o pé na areia, olhar o pôr do sol, dar um mergulho no mar. O contato com a natureza faz bem para alma, acalma, renova as energias. Tente fazer isso na cidade também. Explore novas paisagens, pise na grama, aproveite para caminhar e fotografar a natureza em diferentes épocas do ano.
Se na praia você come peixe, frutas, verduras e bebe mais água, não vai ser difícil fazer isso na cidade. "A questão aqui é optar por manter hábitos alimentares saudáveis e não fazer regime. Regime é penalidade. Hábito é para toda a vida", diz Pereira, que recomenda comer várias vezes ao dia (para manter a saciedade), experimentar novas verduras, novos preparos e evitar a rotina alimentar.
Filtro solar não é cosmético exclusivo de verão. Mesmo sem a exposição diária para conquistar um bronze, é importante passar e reaplicar o protetor todos os dias nas partes do corpo que ficam expostas. No entanto, sol faz bem à saúde. Até no inverno. Segundo a médica endocrinologista do Hospital das Nações, Sheyla Alonso, ele ativa a vitamina D no corpo humano, elevando a produção de cálcio. Além de melhorar o humor. A medida de exposição é pelo menos 15 minutos, nos horários de sol bom: antes das 10 e depois das 16 horas.
Falta de tempo não é desculpa para deixar o corpo parado. A caminhada matutina à beira-mar, por exemplo, pode se transformar na adoção da bicicleta como meio de transporte na cidade. Ou em alongamentos na hora do banho. "Proponha-se a fazer da atividade física um hábito. Se resolver caminhar cinco dias por semana, crie um calendário. Quando faltar um dia, caminhe no fim da semana. Mexer o corpo faz bem para a saúde, para a auto-estima, dá prazer", diz o médico Marcos Pereira.





