• Carregando...
Orientação do IAP aos turistas é de que antes de ir a ilha verifique se a capacidade não está lotada | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Orientação do IAP aos turistas é de que antes de ir a ilha verifique se a capacidade não está lotada| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Quem possui reservas em pousadas tem a entrada garantida

A Ilha do Mel atingiu sua capacidade máxima de visitantes, de 5 mil pessoas, na manhã desta quarta-feira (30/12). O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informa que os terminais de embarque para a ilha em Pontal do Sul e Paranaguá não está fechados, mas a venda de passagens foi suspensa.

De acordo com o IAP, muitas pessoas foram passar o dia na Ilha do Mel. Assim que elas retornarem, a travessia volta a ser liberada. Quem já havia se programado para passar a virada do ano na ilha pode ficar tranquilo: quem possui reservas em pousadas tem a entrada garantida.

A Ilha do Mel é uma unidade de conservação, considerada Patrimônio da União e Sítio do Patrimônio Mundial da Unesco. Para preservá-la, é adotado o fechamento da ilha, já que a infraestrutura de campings e pousadas suporta o limite de 5 mil visitantes. Para evitar o risco de não conseguir entrar na Ilha do Mel, o IAP orienta os turistas a ligarem para o Terminal de Embarque de Pontal do Sul (41-3455-1144) ou acessarem o site da Operação Viva o Verão. "Quando o número de visitantes fica muito próximo ao de 5 mil pessoas, o visitante corre o risco de não ter o embarque permitido. Portanto, para evitar transtornos e prejuízos, sugerimos que estas informações sejam consultadas antes de programar a viagem à ilha", ressalta o coordenador do IAP na Ilha do Mel, Paulo Nogueira, em entrevista à Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do estado.

Para evitar a travessia clandestina em barcos de pequeno porte e não autorizados pela Capitania dos Portos, durante toda a noite é feito um controle, que tem o reforço do Batalhão e Polícia Ambiental - Força Verde, nos terminais de embarque de Pontal do Sul e Paranaguá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]