Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
guarda-vidas

Ingestão de bebidas alcóolicas é a principal causa de afogamentos no carnaval

Segundo o Corpo de Bombeiros, maior parte dos afogamentos acontece com homens que beberam antes de entrar no mar

Número de salvamentos caiu de 244 no carnaval de 2008 para 103 neste ano | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Número de salvamentos caiu de 244 no carnaval de 2008 para 103 neste ano (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

A maioria dos 103 resgates feitos pelo Corpo de Bombeiros durante o Carnaval eram de pessoas que haviam ingerido bebidas alcoólicas antes de entrar no mar. De acordo com o tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações-públicas da corporação, não é possível saber a percentagem das vítimas que foram salvas e tinham bebido. "Os bombeiros não fazem a medição, mas sabemos que a bebida alcoólica é o grande vilão, responsável por grande parte dos afogamentos", explica o tenente.

Na maioria dos casos, as vítimas se encaixam no perfil padrão do afogado: jovens do sexo masculino e que viajaram sem os pais e haviam bebido antes de entrar no mar. Um exemplo disso foi a morte de Izaías Cordeiro dos Santos, 24 anos, na noite de segunda-feira (23), em Caiobá. Conforme o relato dos amigos do rapaz aos guarda-vidas, Santos havia bebido.

Apesar disso, houve redução dos salvamentos em relação ao carnaval do ano passado, quando foram feitos 244 salvamentos. Segundo o tenente Santos, o trabalho preventivo feito pelos bombeiros foi um dos responsáveis pela redução. Isso porque em cerca de 30% dos 102 postos dos guarda-vidas no Litoral o monitoramento começou uma hora e meia antes do normal, a partir das 6h30, e houve veículos de salvamento de plantão na orla durante as madrugadas do carnaval.

Praia vazia

Com o movimento baixo nas praias depois do Carnaval, a orientação dos bombeiros é para que os banhistas tenham mais cuidado ao entrar no mar. O motivo, explica o tenente Santos, é que com a praia vazia, a comunicação da ocorrência pode demorar a chegar aos guarda-vidas - a principal forma de aviso aos bombeiros são os banhistas que estão na areia.

pois diminui o número de pessoas que podem avisar os guarda-vidas em caso de afogamento - principal forma de comunicação das ocorrências. Por isso, a recomendação é para que as pessoas nadem perto dos postos dos guarda-vidas e respeitem as placas indicativas de perigo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.