Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Viagens

Litoral do Paraná pode entrar no roteiro nacional de turismo

Uma carta de intenções será enviada às principais operadoras do ramo. Com um acordo, turistas poderão parcelar pacotes e conseguir melhores preços

Nessa temporada, aproximadamente 3 milhões de pessoas estiveram no Litoral paranaense, segundo a Asindilitoral | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Nessa temporada, aproximadamente 3 milhões de pessoas estiveram no Litoral paranaense, segundo a Asindilitoral (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

O Litoral do Paraná pode entrar no roteiro nacional de turismo já na próxima temporada. Pelo menos se depender da vontade do comércio local. A Associação de Hotéis, Restaurantes, Casas Noturnas e Similares do Litoral (Asindilitoral) vai enviar uma carta de intenções às principais operadoras do ramo, para que então seja possível fechar pacotes para o Litoral paranaense, a exemplo do que acontece em viagens para o Nordeste e Santa Catarina. Com o acordo, os turistas poderão parcelar as viagens e até conseguir melhores preços.

"Queremos divulgar ainda mais nossa região e aumentar o número de turistas de outros estados e até de outros países", afirma o presidente da Asindilitoral, José Carlos Chicarelli. Dessa forma, a intenção é atrair as classes C e D. "Essas pessoas querem e estão viajando mais. Mas, para isso acontecer, precisam de parcelamento", comenta Chicarelli.

Verão movimentado

Nesta temporada aproximadamente 3 milhões de veranistas estiveram nas praias do Paraná. O número foi inferior ao verão passado, quando 4 milhões passaram pelo Litoral do estado. Apesar disso, como esta temporada foi mais curta do que a anterior, a Asindilitoral a classificou como positiva. Com relação à lotação das pousadas e hotéis, a média ficou na casa dos 75%, semelhante ao que ocorreu verão passado.

O câmbio também afetou o turismo local. A valorização do real e a queda do dólar também foram fatores apontados pela associação para a diminuição dos turistas estrangeiros. Houve ainda redução do número de veranistas das classes A e B, que optaram por viagens mais longas. Mesmo assim, cerca de foi injetado cerca de R$ 1 bilhão na economia das cidades litorâneas nos 60 dias da temporada, segundo números da Asindilitoral. "Apesar das chuvas de janeiro, registramos a presença de muitos visitantes de última hora", afirmou o Chicarelli, em entrevista à Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do Paraná.

Os dados ainda dão conta de que apenas no carnaval 1 milhão de turistas estiveram nas praias paranaenses. A lotação dos hotéis e pousadas foi de 85% no feriado. O tempo bom e as altas temperaturas contribuíram para o movimento nas praias.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.