• Carregando...

O novo relatório de balneabilidade lançado na sexta-feira (17) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) mostra que dois pontos do litoral paranaense, em um total de 42, estão impróprios para banho. A situação é a mesma do que a semana passada.

Confira a evolução da balneabilidade no Litoral semana a semana

Os locais impróprios para banho são a Praia de Encantadas, na Ilha do Mel, e Caieiras, em Guaratuba. Os pontos impróprios para banho apresentam concentrações de bactérias Escherichia coli acima dos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), podendo causar alergias na pele e problemas gástricos no caso de ingestão.

As amostras são coletadas pelo IAP às segundas e terças-feiras e os resultados valem por uma semana. Esse é o quinto boletim da temporada.

Rios

Além dos dois pontos de praia, três pontos de rio estão impróprios: Ponta da Pita, em Morretes e Antonina, e dois pontos do rio Nhundiaquara, também em Morretes e Antonina. Ao todo são cinco pontos de rio monitorados.

Veranistas

Os veranistas podem se orientar pelas bandeiras instaladas pela orla nos pontos analisados. Bandeiras vermelhas representam água imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direita da sinalização, enquanto bandeiras azuis representa que a água está própria para banho.

Para turistas

A sinalização de locais onde não se deve entrar na água é feita por meio de bandeiras vermelhas. Elas indicam que a água está imprópria nos 100 metros à esquerda e à direita. A qualidade das águas do litoral também pode ser acompanhada por 10 totens eletrônicos instalados ao longo da orla ou pelo site www.iap.pr.gov.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]