Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Degradação

Memória preservada

O tombamento tem como principal objetivo preservar, por meio da lei, bens que possuem valor histórico, cultural, arquitetônico ou ambiental, impedindo sua degradação. "Isso impede a destruição e também que o imóvel perca suas características originais", explica Florindo Wistuba Júnior, membro do Centro de Letras de Paranaguá e do Instituto de História e Geografia do Paraná.

Wistuba, que também leciona História do Paraná na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Facipar), diz ainda que onde há construções históricas e de valor cultural, todo o entorno deve ser preservado. "O que atrai é a beleza da construção, um prédio histórico chama a atenção. As pessoas já não têm mais aquele pensamento de que o antigo só atrapalha."

A pousada Dona Siroba, que fica em Porto de Cima, em Morretes, foi inaugurada em 1992, em um imóvel tombado dois anos antes. O proprietário José Carlos de Miranda conta que a fachada permaneceu igual à da arquitetura original, construída por volta de 1896. "Para mim, a importância está na preservação da memória. Eu gosto de levar comigo a fé e o orgulho da terra em que nasci", afirma.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.