
Matinhos - No último fim de semana das férias escolares, milhares de veranistas aproveitaram as areias do Litoral paranaense no sábado e no domingo. E o tempo colaborou bastante para que a orla ficasse lotada de gente e de guarda-sóis.
Com pouco vento e elevadas taxas de umidade do ar, a sensação de calor foi maior do que os termômetros registraram em todo o Litoral durante o fim de semana. Ontem, a temperatura em Guaratuba chegou aos 30,5ºC, com sensação de 38ºC. Em Antonina os termômetros registraram 37ºC e a sensação de calor para quem estava na cidade foi de 51ºC.
Bom para a educadora física Barbara Api, de 27 anos, que pegou a estrada em Curitia na sexta-feira, dia 3, com a mãe, Maria Eunice Vanproba, de 51 anos, para aproveitar o sol em Matinhos. "O dia estava ótimo, com calor desde bem cedo. A gente espera a semana toda para vir e quando o tempo está bom, dá até uma tristeza de ter que ir embora", disse Barbara, que caprichou no estoque de água mineral e frutas para tentar driblar o calorão. As duas voltaram para a capital ontem . "Mas no fim de semana que vem estamos de volta. Aproveitar para tomar sol e tentar mudar a cor um pouco", afirmou a educadora física.
O sábado também foi de muito calor. Em Curitiba, a temperatura durante a tarde chegou aos 34°C, a mais alta já registrada desde janeiro de 2006, quando atingiu os 34,8°C, de acordo com o Simepar. O recorde em 2012 havia sido registrado na sexta-feira (3), quando os termômetros chegaram a marcar 32,7°C.
A temperatura de 34°C também é um recorde para o mês de fevereiro. Desde que o Simepar iniciou a série história, em 1998, a temperatura nunca havia chegado a este patamar na capital em fevereiro. Em apenas uma semana, Curitiba bateu dois recordes de temperatura: a mais baixa do mês de janeiro, na madrugada de sexta-feira (27), com 10,9ºC, e a mais alta do mês de fevereiro, com 34°C.
No sábado, Guaratuba registrou temperatura de 29,9ºC, com sensação térmica de 36ºC. Em Antonina o calor foi ainda maior e os termômetros atingiram 37,4°C durante a tarde, mas a sensação térmica foi de 48°C.
Para a alegria de quem pode ficar mais uns dias no Litoral, as temperaturas devem seguir elevadas durante toda a semana. A previsão é de sol e máxima de 34ºC em Matinhos, e de 36ºC em Antonina, segundo o Simepar. Há possibilidade de chuvas típicas de verão, nos finais de tarde e durante a noite.
E o calor também atingiu a região Oeste. Em Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu, as temperaturas passaram dos 30°C e a sensação térmica atingiu os 40°C. Ainda segundo o Instituto, também registraram a tarde mais quente do ano no sábado os municípios de: Cambará, Cândido de Abreu, Cianorte, Fernandes Pinheiro, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jaguariaíva, Maringá, Palmital, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, São Miguel do Iguaçu, Telêmaco Borba, Toledo e União da Vitória.
Veja fotos do fim de semana de calor no litoral e na capital:



