Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Churrasco

Não queime o filme

Conheça alguns dos erros mais frequentes cometidos pelos churrasqueiros amadores e aprenda as lições dos profissionais do churrasco.

Compra da carne: verifique principalmente a condição de higiene do lugar e a qualidade do atendimento. Isso para não adquirir produtos impróprios para o consumo nem levar acém no lugar de filé.

Tempero: o ideal para o churrasco é apenas o sal grosso (sal fino pode deixar a carne excessivamente salgada). O uso de molhos temperados é desaconselhado, sob o argumento de que eles tiram o sabor original da carne e a deixam mais úmida, exigindo tempo maior de cozimento.

Tempos e distâncias: a distância entre a carne e a brasa e o tempo de cozimento de cada peça devem ser muito bem observados. Assim como uma borboletinha fica pronta depois de 10 minutos, a uma distância de 35 centímetros do fogo, uma costela só fica boa assada a 90 centímetros (para não queimar por fora e ficar crua por dentro), por cinco horas. Para evitar desastres, antes de preparar uma carne diferente pela primeira vez, busque informações sobre o modo de assar com um churrasqueiro experiente.

Equipamento: espetos e grelhas devem ser de alumínio ou inox, que não enferrujam. Na hora da limpeza, passe papel jornal ou limão nos espetos e grelhas e depois leve-os por algum tempo ao fogo, que também retira a gordura. Se usar água e sabão, cuide para enxaguar bem depois.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.