Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comemoração

Noite de Natal com vista para o mar

Famílias fazem o caminho contrário da maioria dos paranaenses e seguem rumo ao Litoral para comemorar o feriado natalino

Na casa de praia da família Bueno, tudo pronto para a ceia de Natal, que reunirá um grupo de 22 pessoas | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Na casa de praia da família Bueno, tudo pronto para a ceia de Natal, que reunirá um grupo de 22 pessoas (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Matinhos - Se para a maioria da famílias da capital paranaense o feriado de Natal é sinônimo de viagem rumo ao interior do estado, para outras a data é ideal para ser comemorada à beira-mar. Na contramão do fluxo, elas descem a Serra e aproveitam o clima natalino para curtir uns dias a mais na praia.

A família Garcia é uma delas. Natural de Cambé, município da região metropolitana de Londrina, o grupo percorreu cerca de 400 quilômetros para chegar ao cenário da ceia: o balneário de Caiobá, em Matinhos. "Chegamos no sábado passado e vamos ficar mais uma semana. Será a primeira vez que passaremos o Natal na praia. Vamos preparar a festa toda aqui", diz a dona de casa Célia Aparecida Faria Garcia, 29 anos. Além dela, estão hospedadas mais oito pessoas. "Na noite do dia 24 receberemos também uma prima com o marido e dois filhos. Vai ser uma festa bonita", diz.

Preparativos

Há duas semanas o casal de aposentados de Curitiba, Sebastião e Emília Bueno, está com tudo pronto para celebrar o Natal em família. Na casa, que fica na Praia Mansa, em Caiobá, vale tudo para esperar os filhos e netos. Pinheirinho, presépio, enfeites no telhado e luzes nas árvores do quintal decoram o lar. "Somos 22 pessoas. Tenho 6 filhos, 12 netos e 3 bisnetos. Parte deles mora em Curitiba e parte em Guarapuava (no Centro-Sul do Paraná). Há quatro anos comemoramos todos juntos, na praia", conta o patriarca, de 76 anos. Ele e a esposa, que se dividem entre o Litoral e Curitiba durante o ano, já estão há algum tempo com os presentes comprados. "Esse ano priorizamos as crianças. Mas não dá para esquecer ninguém."

Se o fato de levar os presentes da família para a praia parece um pouco trabalhoso, o clã dos Rocha encontrou a solução. "Todos os anos fazemos amigo-secreto. É divertido e cada uma carrega um único presente. Essa é a vantagem da nossa família, que não tem crianças", conta Antonieta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.