
O número de salvamentos no mar diminuiu no período entre a sexta-feira de carnaval (4) e a segunda-feira (7), em relação ao feriado em 2010. De acordo com o Corpo de Bombeiros, no carnaval de 2010, foram registrados 145 salvamentos no mesmo período (de 12 a 15 de fevereiro), contra 35 este ano, uma redução de 75%.
Segundo o capitão Leonardo Mendes dos Santos, relações-públicas dos Bombeiros, dois fatores estão contribuindo para um carnaval mais tranquilo: as pessoas terem descido a serra mais tarde (no sábado, ao invés da sexta-feira) e a água mais fria. "Ainda não temos estatísticas, mas reparamos que as pessoas começaram a chegar depois. Na sexta-feira do ano passado, fizemos seis salvamentos. Já neste ano, não tivemos nenhuma ocorrência", conta.
De acordo com o capitão, nos sobrevoos de helicóptero realizados pelos Bombeiros em Ipanema, Shangri-la e Matinhos, o comportamento dos foliões neste feriado foi de permanecer mais tempo na areia. Os períodos com maior nebulosidade e chuvas rápidas também espantam o turista da água. "Nós esperamos que os números se mantenham baixos, mas tudo depende das condições climáticas. Com tempo ensolarado, a tendência é que o número de salvamentos aumente", diz Santos.
O capitão também acredita que o veranista está mais consciente em relação aos perigos do mar. "Elas têm identificado a sinalização das bandeiras e também ficam mais próximas aos postos. Com isso, conseguem orientação rapidamente quando estão em um local não seguro".
No carnaval de 2010, duas pessoas morreram afogadas no Litoral paranaense. Este ano, foi registrado uma morte, quando o corpo de um rapaz foi encontrado no domingo (6) na Praia Central, em Guaratuba.



