Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lazer & Aventura

O fundo do mar a seu dispor

Ao cair na água, um universo feito de silêncio, um alfabeto de sinais e paisagens deslumbrantes. Mergulhe nessa experiência em Santa Catarina

Grupo treina exercícios durante batismo de mergulho | Valterci Santos / Gazeta do Povo
Grupo treina exercícios durante batismo de mergulho (Foto: Valterci Santos / Gazeta do Povo)

Bombinhas (SC) - Do fascínio pelo fundo do mar ao primeiro mergulho com cilindro em águas profundas há uma grande distância. A curiosidade pelas paisagens e pela vida submarina muitas vezes não é suficiente para driblar o receio de se afogar, de não conseguir respirar com o equipamento e até de se deparar com alguma criatura estranha lá embaixo.

Para quem consegue ultrapassar o medo, encontra uma escola de mergulho credenciada e não desiste diante do preço – que fica perto dos R$ 200 –, está armada a façanha. O melhor ponto de mergulho para os iniciantes é a Ilha do Arvoredo, em Santa Catarina, com acesso por Bombinhas. "O local é um excelente berçário de vida marinha. E tem condições estáveis, o que ajuda muito quem quer começar no mergulho", diz Roberto Baracho, presidente da Associação Paranaense de Atividades Sub-Aquáticas.

No Arvoredo, só é possível praticar o mergulho no lado Su­­doeste – o restante é reserva biológica. Por lá, segundo o chefe da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, Leandro Zago da Silva, misturam-se espécies de água quente e de água fria. "No inverno, temos na reserva de lobos marinhos a pinguins nadando sobre corais, além de espécies de peixe típicas de clima tropical", afirma.

Silva conta que a maioria das espécies que habitam a reserva pode ser encontrada na área permitida para mergulho – com profundidade de 8 a 10 metros. No passado, eram vistos na reserva baleia franca, tubarão branco, baleias cachalotes e tubarão mangona. Faz tempo que eles não aparecem, mas, quem sabe, com um pouco de sorte...

Entre os moradores facilmente vistos transitando por aqueles mares, estão mais de 190 espécies de peixes (com destaque para o mero, que está ameaçado de extinção), os notívagos polvos, lagostas e cavalos marinhos. Mas a grande atração fica mesmo por conta das dóceis tartarugas.

Ter visto três delas foi o melhor do mergulho com cilindro pelo Arvoredo, na opinião da psicóloga Lorraine Azevedo, de Uberlândia (MG). No mergulho de 40 minutos com o instrutor, ela ainda viu peixes de diferentes tamanhos, sozinhos e em cardumes, ouriços, medusas, esponjas e corais. O lado ruim foi o enjoo durante a viagem de 1h30 de barco de Bombinhas ao Arvoredo com mar batido. "Eu não imaginava que ia ser desse jeito", diz ela. Se valeu à pena? "Claro, recomendo o passeio", diz Lorraine.

Pontos de mergulho

Além de Santa Catarina, há ótimos pontos de mergulho no Paraná, mas que são indicados para mergulhadores com alguma experiência

Santa Catarina (pontos na Ilha do Arvoredo)

Parcel do Boi – Profundidade chega a 22 metros. Há peixes de passagem (olhetes e anchovas) e tartarugas.

Saco do Capim – Profundidade de 8 a 10 metros, com a presença de tartarugas-verdes e cavalos marinho.

Saco do Batismo – Com fundo rochoso, é possível ver peixes que vivem em tocas e tartarugas dormindo.

Ponta do Farol – Mais profundo da reserva do Arvoredo, com fortes correntes. Destaque para os peixes grandes.

Paraná

Parque dos Meros – Local de mergulho em mar aberto, com a profundidade aproximada de 18 metros, onde são vistos os meros, peixes de 2 metros e 250 quilos.

Ilhas de Currais – Profundidade aproximada de 12 metros. É a ilha do Brasil que mais abriga aves por metro quadrado.

Ilha de Itacolumis – A mais próxima da Baía de Guaratuba, com profundidade média de 10 metros.

Balsas – A 30 metros de profundidade, aproximadamente. Ideal para mergulhadores com nível avançado, onde há meros e garoupas.

* Não há escolas de mergulho no Litoral do Paraná. A maioria das escolas fica em Curitiba.Fonte: Scubasul Cursos de Mergulho e Patadacobra Adventures

Serviço:

Patadacobra Adventures, fones (47) 3369-2119 e (41) 3343-6040 e site. O mergulho experimental custa R$ 195.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.