• Carregando...
 | Governo do Paraná/ Divulgação
| Foto: Governo do Paraná/ Divulgação

Reforço policial

A Operação Verão para a temporada de 2013/2014 no litoral e nos balneários da região Oeste do Paraná terá praticamente o mesmo efetivo de policiais militares e bombeiros do que a do ano passado.Segundo anúncio do Governo do Estado serão empregados para esta temporada 1.923 policiais militares e 966 bombeiros em comparação aos 2 mil militares e 938 bombeiros do ano anterior. Leia matéria completa.

A partir da próxima segunda-feira (23) terão início os trabalhos de limpeza e recolhimento de lixo no Litoral, como parte da Operação Verão do estado do Paraná, que será lançada oficialmente nesta sexta-feira (20). Os serviços serão realizados em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Paranaguá e Ilha do Mel até o dia 6 de março.

As ações serão desenvolvidas pelo governo estadual em parceria com o Instituto das Águas do Paraná e vão beneficiar os mais de 10 milhões de veranistas que devem passar a temporada nas praias e cidades litorâneas do estado. Segundo o governo, o volume de lixo produzido nas cidades de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos é o triplo do normal e atinge picos superiores a 200 toneladas/dia em cada município nos períodos de Ano-Novo e Carnaval.

O reforço contemplará os serviços de coleta de lixo, transporte e destinação final de resíduos sólidos, varrição de ruas e limpeza de praias e trilhas. Os trabalhos serão realizados por 550 pessoas. O equipamento destinado para as atividades inclui 31 caminhões compactadores para a coleta convencional, seis caminhões-baú para coleta do material reciclável e 14 caminhões com caçamba.

Ao longo da orla marítima serão instaladas 1.200 lixeiras com dois sacos plásticos, um preto para lixo orgânico e outro azul, para o reciclável.

Especificamente nas praias, equipes farão o trabalho com carrinhos de mão e oito veículos de carga (dumper), que podem transportar até duas toneladas de resíduos. À noite, serão usadas seis saneadoras de areia, equipamentos que peneiram areias secas, retirando resíduos pequenos, como cacos de vidro, pregos, objetos cortantes, bitucas de cigarro e tampinhas de garrafa.

As saneadoras também eliminam bactérias, fungos e parasitas, o que contribui para a redução dos casos de diarreias, doenças de pele e viroses entre os veranistas.

O trabalho nas praias exigirá a contratação de 160 pessoas no Litoral. As atividades – que também vão envolver a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) – garantirão ainda cerca de 300 contratações indiretas. Haverá bases de apoio ao trabalho em tendas localizadas em Caiobá e Flamingo (Matinhos), Guaratuba, Ipanema e Shangri-lá (Pontal do Paraná). Todo o lixo coletado será direcionado para os aterros sanitários da região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]