Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Litoral

Oscilação de energia no Litoral foi fato isolado, diz Copel

Problema teria sido ocasionado pelo rompimento de um cabo em Matinhos, entre as ruas Lapa e Guarapuava, e isso fez com que houvesse problemas na Subestação do Grajaú

A oscilação de energia elétrica que aconteceu no Litoral durante a véspera de ano-novo (31 de dezembro) foi fato isolado, afirma a Copel. O problema teria sido ocasionado pelo rompimento de um cabo em Matinhos, entre as ruas Lapa e Guarapuava, e isso fez com que houvesse problemas na Subestação do Grajaú. Os técnicos da Copel resolveram o problema às 22h07. O trânsito congestionado atrasou os reparos, pois funcionários da empresa não conseguiam chegar a Subestação de Pontal do Paraná, para poder transferir o fornecimento de energia.

De acordo o superintende de Distribuição da região Leste da Copel, Edson Benedito Cesar, não houve sobrecarga na rede, pois no horário de pico – 20h30 do dia 31 – o consumo foi de 183 megawatts, e a capacidade da Copel era de fornecer até 200 megawatts de energia. "Se não tivesse ocorrido o rompimento do cabo, não teríamos problemas. Não se trata da capacidade de fornecimento", ressalta Cesar. A Copel não soube informar o que causou o rompimento do cabo.

Os principais consumidores atingidos pela oscilação foram os de Ipanema e Shangri-lá, balneários de Pontal do Paraná. Houve interrupções às 20h30, 20h40 e 20h56 na Subestação do Grajaú (que abastece os balneários de Ipanema e Shangri-lá) , e na Subestação Albatroz (que abastece os balneários de Gaivotas e Pereque) às 21 horas, às 21h40 e 22h07. Segundo Cesar, não houve registro de interrupção em outras localidades das praias.

Para evitar que problemas como esse ocorram, a Copel passou a utilizar uma subestação móvel em Grajaú. Segundo a empresa, com essa medida é possível dividir a distribuição e com isso o número de afetados será menor, mas não houve aumento na capacidade.

Entretanto, ao contrário do que afirma a Copel, em Matinhos também ocorreu oscilação. Além disso, chegou a faltar água. Isso porque a Sanepar utiliza energia elétrica para captar água dos reservatórios – que chegaram a ficar com a metade da capacidade por causa do consumo - e distribuir aos imóveis.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.