Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Litoral

Pais devem ficar atentos para acidentes com crianças em locais rasos na praia

Um menino de 1 ano e oito meses foi resgatado depois de permanecer por alguns minutos com a cabeça na água em um local raso no Balneário Atami Sul em Pontal do Sul

Os pais que estão com crianças pequena na praia devem ficar atentos mesmo em locais rasos, alerta o Corpo de Bombeiros. Na quinta-feira (30), um menino de um ano e oito meses foi resgatado no balneário de Atami Sul, em Pontal do Paraná. A criança estava sentada à beira-mar, numa parte rasa, quando se inclinou para frente e acabou caindo na água, permanecendo por alguns minutos com o rosto submerso. Os pais, quando perceberam o acidente, acionaram os guarda-vidas.

A criança sobreviveu, pois de acordo com o relações-públicas do Corpo de Bombeiros, capitão Leonardo Mendes dos Santos, a água não chegou a ir até os pulmões do menino, já que houve o fechamento das vias respiratórias. "É o que chamamos de afogamento seco, um termo utilizado pelos bombeiros para casos em que há afogamento, mas a água não chega a invadir o pulmão", explica.

O caso foi classificado como de grau 5, um grau a menos na escala utilizada pelos bombeiros para classificar os afogamentos, que vai de 1 a 6. No mais grave, há parada cardiorespiratória. A criança foi encaminhada por uma ambulância dos bombeiros ao Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, onde foi examinada por pediatras e liberada ainda na noite de quinta-feira.

Resgates

Na quinta-feira foram feitos 21 salvamentos, e 19 crianças perdidas foram encaminhadas aos pais através da pulseirinha de identificação.

Alerta

A previsão do Corpo de Bombeiros é de muitas ocorrências entre esta sexta-feira e domingo. "Imaginamos que hoje, dia 31 de dezembro, vai ser de muito trabalho, com base nos anos anteriores, quando a maioria das ocorrências se deu nesta época. É preciso que os veranistas fiquem bem atentos", afirma Santos.

O Corpo de Bombeiros alerta os veranistas para que respeitem a sinalização das bandeiras sobre áreas impróprias para banho, não entrem no mar no período em que não houver guarda vidas – das 20h às 8h – e para que não se banhem após consumir bebida alcoólica. De 11 dezembro, início da Operação Verão, até esta sexta-feira, foram registradas seis mortes/b> por afogamento no Litoral.

****Veja como evitar afogamentos

- Na praia, procure sempre nadar próximo de um posto de guarda-vidas.

- Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para banho.

- Esteja atento para a sinalização das bandeiras nos postos dos bombeiros.

- Atenção com crianças, mesmo quando o guarda-vidas estiver por perto.

- Nade longe de pedras, estacas, piers ou embarcações.

- Evite ingerir bebidas alcoólicas antes do banho de mar.

- Fale com o guarda-vidas somente o necessário.

- A maioria dos que se afogam sabe nadar e julga conhecer o local onde nadam. Não subestime os riscos no mar.

- Cuidado com valas (buracos extensos). Esses locais aparentam falsa calmaria que podem puxar mar adentro.

Fonte: Corpo de Bombeiros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.