• Carregando...

Os pais que estão com crianças pequena na praia devem ficar atentos mesmo em locais rasos, alerta o Corpo de Bombeiros. Na quinta-feira (30), um menino de um ano e oito meses foi resgatado no balneário de Atami Sul, em Pontal do Paraná. A criança estava sentada à beira-mar, numa parte rasa, quando se inclinou para frente e acabou caindo na água, permanecendo por alguns minutos com o rosto submerso. Os pais, quando perceberam o acidente, acionaram os guarda-vidas.

A criança sobreviveu, pois de acordo com o relações-públicas do Corpo de Bombeiros, capitão Leonardo Mendes dos Santos, a água não chegou a ir até os pulmões do menino, já que houve o fechamento das vias respiratórias. "É o que chamamos de afogamento seco, um termo utilizado pelos bombeiros para casos em que há afogamento, mas a água não chega a invadir o pulmão", explica.

O caso foi classificado como de grau 5, um grau a menos na escala utilizada pelos bombeiros para classificar os afogamentos, que vai de 1 a 6. No mais grave, há parada cardiorespiratória. A criança foi encaminhada por uma ambulância dos bombeiros ao Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, onde foi examinada por pediatras e liberada ainda na noite de quinta-feira.

Resgates

Na quinta-feira foram feitos 21 salvamentos, e 19 crianças perdidas foram encaminhadas aos pais através da pulseirinha de identificação.

Alerta

A previsão do Corpo de Bombeiros é de muitas ocorrências entre esta sexta-feira e domingo. "Imaginamos que hoje, dia 31 de dezembro, vai ser de muito trabalho, com base nos anos anteriores, quando a maioria das ocorrências se deu nesta época. É preciso que os veranistas fiquem bem atentos", afirma Santos.

O Corpo de Bombeiros alerta os veranistas para que respeitem a sinalização das bandeiras sobre áreas impróprias para banho, não entrem no mar no período em que não houver guarda vidas – das 20h às 8h – e para que não se banhem após consumir bebida alcoólica. De 11 dezembro, início da Operação Verão, até esta sexta-feira, foram registradas seis mortes/b> por afogamento no Litoral.

****Veja como evitar afogamentos

- Na praia, procure sempre nadar próximo de um posto de guarda-vidas.

- Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para banho.

- Esteja atento para a sinalização das bandeiras nos postos dos bombeiros.

- Atenção com crianças, mesmo quando o guarda-vidas estiver por perto.

- Nade longe de pedras, estacas, piers ou embarcações.

- Evite ingerir bebidas alcoólicas antes do banho de mar.

- Fale com o guarda-vidas somente o necessário.

- A maioria dos que se afogam sabe nadar e julga conhecer o local onde nadam. Não subestime os riscos no mar.

- Cuidado com valas (buracos extensos). Esses locais aparentam falsa calmaria que podem puxar mar adentro.

Fonte: Corpo de Bombeiros

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]