Os surfistas Peterson Rosa e Bruna Schimitz, dois destaques esportivos de Matinhos, foram homenageados na manhã deste sábado (31) em um palco montado na praia de Caiobá. O evento foi organizado pela prefeitura de cidade e pela Organização Centralizadora de Esportes Aquáticos do Município (Oceam).
Estavam presentes diversas autoridades da cidade e do surf estadual. "Vocês são os embaixadores de Matinhos pelo mundo. Obrigado por existirem", afirmou o prefeito, Eduardo Dalmora, ao entregar uma placa comemorativa para cada surfista.
Peterson Rosa, 34 anos, é o único tricampeão brasileiro de surf profissional, o Super Surf, e neste ano a sua expectativa é a de conseguir o quarto título. Além disso, no currículo ele tem 14 anos como participante da elite mundial, o WCT, tendo ficado em sétimo lugar em 2001.
Há dois anos aposentado dos campeonatos mundiais, o surfista agora trabalha, entre uma etapa e outra do torneio nacional, para que o Litoral paranaense seja respeitado. "Eu estou em um projeto permanente para preservar as praias, a restinga e ver o Paraná crescer. Mas agora eu acredito que as coisas vão acontecer", espera Rosa.
Quanto à homenagem, o atleta estava feliz por ser lembrado pela sua terra natal. "Eu levei o nome de Matinhos pelo Paraná, pelo Brasil e pelo mundo. Eu trabalhei muito para ser reconhecido nestes 25 anos praticando o surf", garante.
Ao lado de Rosa também foi reconhecida Bruna Schimitz, de apenas 18 anos. Após ficar entre as seis melhores no WQS em 2008, a surfista conseguiu uma vaga para disputar o WCT este ano, tendo a chance de competir com as melhores do mundo.
Apesar de ser natural de Salto do Lontra, Bruna foi morar em Matinhos com seis anos e considera o município como a sua terra natal. "É uma honra ser reconhecida na minha cidade. Estou muito feliz", conta a atleta.
Profissional deste os 15 anos, a surfista só pensa agora em aproveitar a experiência e representar bem a cidade e o estado. "Eu estava ansiosa, mas agora só quero me concentrar e fazer o meu melhor. Quero aproveitar para viajar, surfar e evoluir", relata.
Ondas do Saber
No mesmo evento a prefeito de Matinhos, em parceria com a Oceam, anunciou oficialmente que todas as escolas municipais da primeira a quinta séria do ensino fundamental terão ensino opcional de surf nos contra-turnos. O projeto "Ondas do Saber A praia é nossa educação" pretende ocupar as crianças durante todo o dia, com meio período na escola e a outra metade praticando o esporte.



