Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Litoral do Paraná

Pontos próprios nas praias do Paraná aumentam de 26 para 27

Dos 44 pontos de praias analisados, 27 foram considerados próprios, 12 são próprios apenas se não houver chovido e cinco são impróprios

Confira o significado das bandeiras de sinalização da balneabilidade |
Confira o significado das bandeiras de sinalização da balneabilidade (Foto: )

O 12º Boletim da Balneabilidade desta temporada, divulgado nesta sexta-feira (4) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), apontou aumento de pontos considerados próprios para banho, mesmo em períodos chuvosos. Passou de 26 para 27 os locais classificados com a bandeira azul.

A Praia Mansa, em Caiobá, na Rua Céu Azul, foi o local que tinha bandeira amarela na análise anterior (próprio em condições climáticas normais) e agora está com bandeira azul. Em Pontal do Paraná, todos os nove pontos são considerados próprios. Na Ilha do Mel, são quatro próprios. Matinhos têm mais oito locais próprios e Guaratuba cinco.

Com isso, houve redução do total de pontos com bandeira amarela, de 13 para 12, sendo cinco em Matinhos, um na Ilha do Mel e seis em Guaratuba. Esta marcação foi introduzida nesta temporada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e significa que as localidades estão liberadas para banho se não tiver chovido 24 horas antes. Caso contrário, o veranista deve evitar o mar nesses pontos.

As praias com locais impróprios permanecem em cinco, número que se mantém constante desde o boletim do dia 28 de janeiro. Destes, dois pontos estão em Guaratuba, dois em Matinhos e um na Ilha do Mel. As regiões reprovadas em Guaratuba estão na Praia Central. Um dos pontos na Avenida 29 de Abril (próximo ao posto dos guarda-vidas) e outro fica 100 metros à esquerda da Rua Ponta Grossa.

Em Matinhos, um ponto reprovado está no Balneário Flamingo, nas proximidades da Avenida Curitiba (rotatória), e outro na Praia Central, no Mercado dos Pescados. Na Ilha do Mel, o local onde não é indicado banho de mar é na Praia de Encantadas, 250 metros à direita do trapiche. No total, o IAP avalia 44 pontos nas praias do Paraná.

Metodologia

De acordo com o IAP, o ponto está impróprio para banho quando a análise aponta presença superior a duas mil bactérias Escherichia coli (E. coli) por 100 mililitros, ou quando duas ou mais amostras, de uma série de cinco, apresentam índices superiores a 800 E. coli por 100 mililitros.

Rios

Dos cinco locais analisados nos rios de Morretes e Antonina, dois estão impróprios para banho – um no Rio Nhundiaquara, próximo ao Largo Lamenha, e outro na Ponta da Pita, em Antonina. Dois receberam bandeira amarela e apenas um, no Rio Nunes, perto da ponte da PR-340, está próprio para banho.

Carnaval

Durante o feriado, equipes do IAP estarão em barracas fixas nas praias de Guaratuba (Praia Central até Morro do Cristo), Matinhos (rotatória) e Pontal do Paraná (no balneário de Ipanema) para esclarecer dúvidas e distribuir material informativo aos banhistas sobre a sinalização de pontos próprios e impróprios para banho.

Confira a situação em cada um dos pontos analisados

Balneabilidade - Verão 2010/2011

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.