O último boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta sexta-feira (11) aponta melhora na qualidade da água do mar nas praias do estado em relação à terceira avaliação, apresentada no último sábado (5). Sete dos 44 pontos de mar avaliados no Litoral e Ilha do Mel são considerados impróprios para banho, o que representa 1,6 mil metros dos 90 quilômetros de orla.
O monitoramento foi feito entre domingo (6) e quinta-feira (10). As análises da qualidade da água são realizadas em pontos mais críticos, em momentos de grande circulação de pessoas e seguem padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
No boletim divulgado no sábado, apenas sete pontos das praias paranaenses eram considerados próprios para banho, a pior avaliação do litoral desde que os relatórios semanais passaram a ser divulgados. Segundo o IAP, a melhora no último boletim se deve à diminuição da intensidade das chuvas e ao menor número de veranistas em relação aos primeiros dias de janeiro.
Nos pontos impróprios para banho, os índices de enterococcus estão acima do recomendado pelo Conama, o que pode indicar contaminação por esgoto clandestino. Nesses locais, os veranistas encontram bandeiras vermelhas, que advertem sobre o ponto impróprio em 100 metros à esquerda e à direita da sinalização. Já as bandeiras verdes indicam boas condições de balneabilidade.
Rios
Cinco pontos de rio localizados em Morretes e Antonina, no Litoral do estado, também foram avaliados pelo IAP. Entre eles, quatro são considerados impróprios para banho, segundo o Instituto. Apenas o ponto próximo à Ponte da Estrada Anhaia do Rio Marumbi está em condições favoráveis de balneabilidade. Ponta da Pita, Rio do Nunes (próximo à Ponte PR-340) e o Rio Nhundiaquara (no Porto de Cima e no Largo Lamenha Lins) foram considerados impróprios para banho.
Veja no mapa abaixo os pontos próprios e impróprios para banho:



