Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Calor recorde

Quarta-feira nas praias tem o dia mais quente do verão

Temperatura chegou a 34,6ºC em Guaratuba e Matinhos, com sensação térmica de 43,5ºC. Calor e tempo nublado são indícios de chuva

Em Guaratuba, sensação térmica chegou a 43,5°C nesta quarta-feira | Hedeson Alves / Gazeta do Povo
Em Guaratuba, sensação térmica chegou a 43,5°C nesta quarta-feira (Foto: Hedeson Alves / Gazeta do Povo)

Esta quarta-feira (6) foi o dia mais quente do verão, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. Os termômetros chegaram aos 34,6ºC em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Em Antonina, Morretes e Paranaguá, o calor deu uma trégua, mas nem tanto: 30ºC, 30,5ºC e 31,5ºC, respectivamente. Já a sensação térmica foi ainda maior, chegando na casa do 43,5ºC. "A sensação térmica é calculada com base na temperatura e na umidade. Como o tempo está muito úmido e a temperatura alta, a sensação de calor aumenta ainda mais", explica a meteorologista do Simepar, Sheila Paz. Para quem acha que esse é o verão com o calor mais intenso dos últimos anos, Sheila afirma que o ano passado foi o campeão: Em janeiro de 2009, Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos registraram 36,5ºC.

O calorão desta quarta, com o céu entre nuvens, também é sinônimo de que nesta quinta vai chover, segunda Sheila. "A previsão é de pancadas de chuva e até temporais. O que acontece é que temperatura e umidade altas favorecem a formação de um tempo instável, e é essa instabilidade que pode gerar precipitação". A chuva pode refrescar um pouco o ambiente, e as temperaturas devem diminuir na quinta-feira. Até por conta disso, ao longo da semana, os termômetros não devem subir muito. "Pode haver outro recorde de temperatura no mês de janeiro, mas não nesta semana", complementa a meteorologista.

Com o calorão, em Matinhos, havia mais gente no mar do que na areia no final da tarde, às 17h. A areia, no entanto, não estava "congestionada" de guarda-sóis e cadeiras de praia como na semana passada, quando cada centímetro era muito disputado por veranistas e vendedores. A calmaria fez com que as amigas Ketlyn Lopes Moreira, 15, e Laura Souza da Silva ganhassem espaço no calçadão com as bicicletas. "Agora está menos movimentado. Fim de semana passado eu vim para cá, também, e estava muito agitado. Agora dá para aproveitar com calma, sem estresse. O calor atrapalha um pouco, mas é só não vir quando o sol está muito forte", comenta Ketlyn. As duas voltam para Guarapuava na semana que vem.

Em Guaratuba, céu nublado e calor igualmente de rachar. Muita gente se refrescava no mar, mas os que resistiam na areia se protegiam dos raios embaixo de barracas, que por sinal, não ajudavam muito. "Mesmo debaixo da barraca a gente está derretendo", comenta o pastor evangélico Josmar Prussak, que está desde o dia 1º em Guaratuba com os irmãos Geraldo, gerente de compras, e Laércio, comerciante, esposas e filhos. Avisados pela reportagem que a quarta-feira teve calor recorde, não se surpreenderam. "Chegamos às 11h e não havia vento nenhum, nenhuma brisinha vindo do mar. Está muito abafado, mais do que nos últimos dias", afirma Laércio. Clarice, a esposa de Geraldo, que nem tem o hábito de entrar no mar, não resistiu. "Entrei porque não agüentava mais", diz.

O casal Renato, fiscal do meio ambiente, e Jaqueline Hassi, professora, de União da Vitória, chegou na quarta a Guaratuba e já sentiu a diferença. "Saímos de lá às seis hora e estava com 21ºC. Quando chegamos aqui, levamos um choque", conta Renato. "Está muito calor, mais do que nos últimos anos, e acho que vai ficar mais", reitera Jaqueline. As primas curitibanas Luciana Medeiros, 27, e Nathalie Machado, 21, contam que chegam a tomar até quatro banhos por dia. "E mesmo assim não refresca totalmente. Até nem almoçamos hoje, de tanto calor, estávamos moles", brinca Luciana. "É piscina o dia inteiro pra abafar o calor", conta Nathalie.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.