
Alguns cuidados precisam ser tomados para que o passeio no Litoral não se transforme em transtorno e dor de cabeça. As dicas de segurança são do major Douglas Dabul, coordenador-operacional da Polícia Militar (PM) na Operação Viva o Verão.
- A principal recomendação da PM é levar para a areia da praia apenas os objetos que, efetivamente, for utilizar. Além do risco de roubo, há a possibilidade do esquecimento. Muitos utensílios de praia e documentos são deixados na areia e são extraviados.
- A dica também vale para dinheiro. Calcule quanto pretende gastar em cada passeio e não leve muito mais do que isso.
- Fique atento a aproximação de pessoas e grupos estranhos.
- Procure caminhar na orla da praia e em locais movimentados.
- Não deixe bicicletas, patins, patinetes e objetos de valor nas sacadas dos apartamentos e em locais visíveis nos terrenos das casas.
- Tranque as portas e janelas dos imóveis antes de passear. Não esqueça das fechaduras da sacada e da varanda.
- Em caso de emergência ligue para a PM através do 190 e informe a sua localização. As denúncias sobre tráfico e consumo de drogas devem ser feitas pelo 181, do Narco-Denúncia.
Abordagem policial
A Polícia Militar (PM) fará abordagens durante toda temporada. O veranista que for parado tem que ficar tranqüilo e não deve fazer movimentos bruscos. Deve aguardar orientação do policial e apresentar os documentos de identificação. "Não sabemos quem são as pessoas que cometem delitos. Faremos essas abordagens preventivas para garantir a segurança dos veranistas", explica o major Dabul.



