Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Afogamentos

Salva-vidas estão de prontidão nas madrugadas de carnaval

Bombeiros ficarão em viaturas nas imediações das praias para atender emergências durante a folia

Todos os 500 guarda-vidas estão de prontidão já que 25% das ocorrências de afogamentos da temporada passada ocorreram durante o carnaval | Valterci Santos/Gazeta do Povo
Todos os 500 guarda-vidas estão de prontidão já que 25% das ocorrências de afogamentos da temporada passada ocorreram durante o carnaval (Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo)

O Corpo de Bombeiros mantém, desde sexta-feira (21), uma equipe de salva-vidas trabalhando próxima às praias do Paraná durante a madrugada, em carros de busca e salvamento estacionados nas intermediações da praia. A estratégia faz parte da Operação Carnaval, que busca evitar afogamentos, já que no feriado do ano passado cinco pessoas morreram no mar – na oportunidade, foram feitos cerca de 180 salvamentos (25% do total de toda a temporada0 e aplicadas cerca de 15 mil advertências e orientações.

O Litoral do Paraná é monitorado por 500 guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, que participam da Operação Viva o Verão e trabalham regularmente ente 8 e 19 horas, em postos instalados na areia. Para trabalhar de madrugada, eles se dividem em dois turnos.

Os guarda-vidas não ficam diretamente na orla para que não haja incentivo da prática de entrar no mar à noite. "Vendo os bombeiros na areia, muita gente pode achar que é seguro entrar no mar de madrugada. Já deixamos os guarda-vidas na orla em temporadas passadas e vimos que não funciona", explica o tenente Leonardo Mendes dos Santos, do setor de comunicação social do Corpo de Bombeiros.

A estratégia de manter os guarda-vidas trabalhando durante à noite será mantida até a madrugada de terça-feira (24), já que na Quarta-feira de Cinzas termina a Operação Carnaval.

Para evitar afogamentos, o Corpo de Bombeiros orienta os veranistas a não entrarem no mar sob efeito de álcool e a se banharem em pontos monitorados por salva-vidas. Até o fim da tarde deste sábado (21), não foram registrados afogamentos nas praias do Paraná.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.