O número de salvamentos feitos pelo Corpo de Bombeiros é 62% maior do que na temporada passada. Do início da Operação Verão (dia 19 de dezembro) até esse domingo (18), 830 pessoas foram resgatadas no Litoral paranaense. No ano passado, até essa data, foram 522 salvamentos. A média de resgates feitos diariamente subiu de 17 para 27 nessa temporada.
Segundo o tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações-públicas da corporação, 65% das pessoas que foram salvas se encaixam no "perfil do afogado". As vítimas têm até dezoito anos, são do sexo masculino e imprudentes. "Eles acreditam que sabem nadar bem e que têm uma resistência maior. Não respeitam as placas de perigo e às vezes não conhecem bem a praia", explica o tenente.
Outro fator que contribuiu para o aumento dos salvamentos foi o tempo bom no início da temporada, o que levou mais turistas para o Litoral.
Nesse verão já ocorreram cinco mortes por afogamento nas praias paranaenses. Duas aconteceram no mar em Matinhos e no balneário Leblon, em Pontal do Paraná. Outras duas foram em região de baía Paranaguá e Guaratuba e uma na Barra do Saí (lago no meio da areia que se forma pr causa da água da chuva). No mesmo período do ano passado aconteceram nove mortes.
Os bombeiros registraram ainda 71 mil advertências e orientação aos banhistas e 215 casos de crianças perdidas.
Salvamento
O Corpo de Bombeiros conseguiu fazer com que uma pessoa sobrevivesse mesmo depois de ter duas paradas respiratórias oriundas de um princípio de afogamento. Jakison Soares, de 26 anos, foi resgatado ao meio dia do domingo (18) ) na praia de Ipanema, em Pontal do Paraná. O jovem tinha sido levado pela correnteza. O Corpo de Bombeiros não soube informar a naturalidade do rapaz.
Segundo o major Edmilson Barros , ainda na areia um médico da corporação teve que aplicar uma injeção para conseguir reanimar o jovem. Soares foi levado de helicóptero para o Hospital de Paranaguá, mas não corre risco de morte.



