• Carregando...

Dica de economia

Utilize a água dispensada da limpeza da caixa d’água para lavar calçadas e pisos. Para isso, armazene a água que sairá da caixa em baldes.

Mais informações

Caso tenha restado alguma dúvida ou para obter maiores informações acesse o site da Sanepar ou ligue para o telefone 115.

Os veranistas que estão descendo para as praias do Paraná devem lavar as caixas d'água dos imóveis. A ingestão de água parada desde a temporada passada pode causar doenças, como as gastroenterites. Com o tempo, a água perde o cloro e por isso não há proteção no liquido. A Sanepar alerta que muitas pessoas bebem apenas água mineral, fervida ou filtrada, entretanto, mesmo assim podem ficar doentes. Isso porque basta ingerir uma pequena quantidade da água parada ao escovar os dentes ou ao tomar banho para que a pessoa possa adoecer.

"As pessoas não imaginam a quantidade de sujeira, insetos e até pequenos animais que se acumulam ao longo dos meses e podem estar depositados no fundo da caixa d'água do imóvel. Esta sujeira pode provocar contaminações e doenças desde as mais simples, até as mais sérias, como infecções", afirmou o gerente da Sanepar no litoral, Romilson Gonçalves, em entrevista à Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do estado.

Material

A limpeza da caixa d'água precisa seguir alguns procedimentos. O primeiro passo é separar os materiais necessários para a higienização da caixad'água: água sanitária, uma esponja ou uma escova (que não pode ser de aço), dois panos limpos, um balde, uma pá de plástico e uma colher de sopa. A Sanepar alerta que produtos como sabão ou detergente não podem ser utilizados para lavar a caixa d'água.

A quantidade de água sanitária utilizada na limpeza dependerá da capacidade da caixa d'água. Para cada 50 litros coloque uma colher de sopa de água sanitária. Ou seja, 250 litros de capacidade - 5 colheres de sopa de água sanitária; 500 litros - 10 colheres de sopa de água sanitária; 1000 litros - 20 colheres de sopa de água sanitária, e assim por diante.

Como fazer

Antes de começar a higienização, feche o registro de entrada ou então amarre a boia da caixa d'água. A seguir, esvazie a caixa, mas deixe um pouco de água (cerca de um palmo), e feche a saída da caixa d'água com um pano ou um tampão.Nesse momento será feita a limpeza propriamente: lave o fundo e as paredes da caixa d'água com a esponja ou a escova. Depois disso, remova o tampão ou pano da saída da caixa d'água para que a água que ainda estava na caixa, e foi utilizada na limpeza, possa escorrer.

Utilize o balde e a pá de plástico para retirar os resíduos e água que restaram.A seguir, o registro deverá ser aberto, para que a caixa encha até a metade da capacidade. Volte a fechar o registro e também a saída da caixa d'água.

Coloque a água sanitária (seguindo a medida citada anteriormente) e lave novamente o fundo e as paredes da caixa d'água. Depois abra mais uma vez a saída da caixa e também todas as torneiras do imóvel, para que toda a água possa escoar.

Não esqueça de lavar a tampa da caixa com água corrente. Higienize a tampa e recoloque-a no lugar, para que insetos e outros resíduos não entrem no local.Certifique-se de que não há possibilidade da entrada de pequenos insetos.

A seguir, abra as torneiras, até que a água comece a sair, para que não fique ar nos encanamentos. Por último abra o registro e deixe a caixa d'água encher novamente. Todo o procedimento deve ser repetido a cada seis meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]