Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Natal

Se a festa é na praia, fuja do tradicional

Frutas, flores e frutos do mar: estas são algumas das opções tropicais para quem está perto do mar neste Natal

 | Hedeson Alves/ Gazeta do Povo
(Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo)

Se o plano deste ano é passar o Natal no litoral, que tal esquecer um pouco os elementos que remetem ao Hemisfério Norte – como enfeites e pinheiros com neve – e transformar a ceia em uma deliciosa noite tropical? Os preparativos para essa proposta vão desde a escolha dos arranjos para a decoração da casa até os ingredientes para o jantar.

De acordo com Adriana Salles, decoradora de ambientes para festas, a praia traz recursos fantásticos para a decoração. "Pode-se encontrar conchas e pedrinhas e misturá-las com as tradicionais pinhas. Com um pouco de criatividade, cola quente e purpurina é possível fazer arranjos lindos", explica. "Flores como orquídeas, antúrios, helicônias e estrelizas podem ser usadas nos enfeites. São espécies encontradas nos países tropicais", afirma Denis Bertoldi, proprietário da empresa de decoração de festas Entre Verdes, de Curitiba.

A árvore de Natal não precisa ser necessariamente um pinheiro. "Pode-se até mesmo pegar um galho na rua e iluminar. Fica simples, chique e clareia o ambiente", diz Adriana. Segundo ela, abusar das luzes é um recurso barato e que pode mudar um pouco a "cara" de Natal europeu. "Outras opções de árvore são os coqueiros, os fícus ou as tuias, que podem ser enfeitados com laços e frutas", diz Bertoldi. Adriana lembra que, para ser tropical, a decoração não precisa, necessariamente, remeter aos elementos caribenhos. "Os tons coloridos e quentes são um bom artifício para tropicalizar o clima."

O centro das atenções

A mesa é, na opinião da chef de cozinha Daniela Caldeira, o centro da festa. "Utilizar flores naturais e frutas – como carambolas, cachos de uvas, rodelas de abacaxi e cerejas – na apresentação dos pratos ajuda a animar a ceia." Para a composição do menu, a chef recomenda os frutos do mar. "Eu aproveitaria os peixes frescos, facilmente encontrados na praia. Para quem não gosta de peixe, o tradicional tender também pode ser preparado. A idéia é cortar em tiras e servir frio, acompanhado de frutas secas", diz ela. Como acompanhamento, uma sugestão prática e diferente são os quiches. "São facílimos de fazer. Podem ser preparados bem antes e ainda têm variações de recheio", justifica Daniela. A dica para a salada é uma receita com folhas verdes, figos, nozes, mel e presunto parma. "Para beber, é legal aromatizar a água com limão siciliano, hortelã e gengibre. E não esquecer, é claro, do tradicional champanhe, bem geladinho", lembra a chef.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.