• Carregando...
Rua XV de Novembro praticamente vazia neste dia 31 de dezembro | Gladson Angeli/Gazeta do Povo
Rua XV de Novembro praticamente vazia neste dia 31 de dezembro| Foto: Gladson Angeli/Gazeta do Povo

O último dia de 2013 foi de bastante calor em Curitiba. No início da tarde, os termômetros da capital chegaram aos 30°C, com sensação térmica na casa dos 32°C, segundo medição do Instituto Tecnológico Simepar. Apesar do calor intenso, a máxima não foi suficiente para bater o recorde do ano, registrado no final de novembro, quando temperatura na capital chegou à marca de 33,4ºC.

No Litoral do estado, a sensação térmica ultrapassou os 40°C – calor propício para os dois milhões de veranistas que lotam as praias paranaenses neste último dia do ano. Os termômetros de Antonina e Paranaguá chegaram a registrar máxima de 38°C. Em Guaratuba, a máxima foi chegou a 36°C nesta tarde

De acordo com o Instituto, mesmo com temperaturas abaixo dos 40°C, a sensação térmica mais elevada é possível por causa da umidade da região. "Quanto mais quente úmido, maior a sensação de calor. Calor e umidade são proporcionais, e a brisa ajuda nisso também", explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

Chuva à noite

Apesar do tempo ensolarado durante o dia, a previsão é de sejam registradas pancadas isoladas de chuva durante a noite em todas as regiões do Paraná. No entanto, as chuvas são rápidas e não devem ocasionar queda elevada na temperatura.

Já o 1º dia de 2014 deve começar com o tempo mais fechado, principalmente no Litoral. Uma frente fria que avança pelo Sul do país atinge o Oceano Atlântico e deixa o tempo nublado, com possibilidade de eventos de chuva ao longo do dia, mas sem influenciar drasticamente no calor dos últimos dias. "Se o tempo fica fechado por mais tempo, ameniza também um pouco calor. Mas continua a sensação de abafamento vai continuar", relata o meteorologista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]