
Quem gosta de aproveitar as férias para fazer trilhas deve ficar atento a uma série de cuidados. Os riscos das caminhadas na mata são muitos."Podem acontecer acidentes, como cortes ou quedas, picadas de animais peçonhentos ou até perder-se do caminho original", diz o tenente Eduardo Slomp Aguiar, relações públicas do Corpo de Bombeiros de Matinhos. Segundo o tenente,16 ocorrências desse tipo foram registradas no ano de 2008 na Serra do Mar no Paraná.
Para minimizar os riscos, comece escolhendo roupas adequadas. Peças muito pesadas ou quentes devem ser evitadas. Os calçados precisam ser apropriados para caminhadas longas. Leve também um kit básico de primeiros socorros. "Gaze, bandagens e tesoura já são suficientes para estancar alguma hemorragia leve", completa o tenente Aguiar.
No caso de picada de animais peçonhentos, nenhum socorro deve ser prestado no local. "Todos os primeiros socorros são contra-indicados. A vítima precisa ser transportada rapidamente e não pode caminhar, correr ou se movimentar muito", acrescenta.
Leve alimentos não-perecíveis e evite o consumo de bebidas alcoólicas. Antes de sair, converse com um amigo ou familiar sobre o roteiro escolhido e uma previsão de horário de chegada. "O turista deve também procurar alguém que conheça a trilha para pedir informações e dicas", completa o tenente Aguiar.



