Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Poluição sonora

Trios elétricos poderão tocar até as 5 horas

Oito blitze promovidas pelo IAP e a Força Verde vão fiscalizar o som alto durante o carnaval no Litoral paranaense

Os trios elétricos têm até as 5 horas da manhã para animar a folia neste carnaval. O limite de horário imposto pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foi a saída encontrada para conciliar a necessidade de dois grupos diferentes coexistirem pacificamente. Por um lado, permitir a música embalando os foliões que se deslocaram até o Litoral paranaense com o propósito de curtir o feriado. Por outro, garantir a tranquilidade de quem busca descanso.

Além disso, oito equipes de fiscalização compostas por técnicos do IAP e policiais da Força Verde foram recrutadas para intensificar as blitze que visam coibir o som em alto volume. É a Operação Sossego, vinculada à Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu). Estão programadas duas incursões a Guaratuba, duas a Matinhos, duas em Pontal do Paraná, uma em Antonina e outra em Morretes, em turnos das 8 às 19 horas e das 19 às 6 horas.

Os trios ou casas noturnas que ultrapassarem o horário permitido serão autuados. Mas a perturbação do sossego não é consequência exclusivamente dos agitos organizados. "Nosso problema maior no período, pelo menos nos últimos anos, são os veículos particulares", disse a coordenadora do IAP na Operação Viva o Verão, Adriana Ferreira, em entrevista à Agência Estadual de Notícias.

Além do horário de encerramento, o volume do som também será controlado. A legislação fixa em 55 decibéis durante o dia e 60 decibéis à noite o volume máximo permitido. Caso receba denúncias de que esses valores foram excedidos, as blitze orientarão os responsáveis a reduzir o barulho e poderão ser aplicadas multas que variam de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, mais a possibilidade de apreensão do equipamento. Segundo o técnico do IAP Paulo Kursloop, que participa da Aifu, em comparação a temporadas anteriores houve redução drástica das reclamações por perturbação do sossego, em parte por causa do trabalho de prevenção que já vem de anos anteriores.

A conscientização contra a poluição sonora continua com a entrega de exemplares do Manual do Sossego aos cidadãos nos balneários paranaenses, feita pelas equipes do IAP durante os dias de carnaval. O livreto informa o que é a poluição sonora e por que é prejudicial, quais os volumes e horários aceitos pela legislação. Distribuídos nas ruas e no comércio, os manuais também podem ser encontrados nas barracas da orla de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel e nos escritórios o IAP em Matinhos, Paranaguá, Guaratuba e Morretes.

Serviço: Denúncias de poluição sonora podem ser feitas pelo telefone 0800-643-0304 (opção 5) das 8 às 20 horas ou pelo 190 das 20 às 8 horas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.