
Se você ficar com saudades da temporada de férias, pode carregar para dentro de casa um pouquinho do mar. E um dos elementos mais mais fáceis de serem trabalhados na decoração é a concha. Elas podem ser colocadas em potes de vidro, em fundos de mesa ou fazer parte de um grande painel, como fez o pescador Marcos Antônio Paiva da Silva.
Ele mora no balneário de Shangri-lá, em Pontal do Paraná, e há sete anos se dedica a enfeitar sua casa com conchas. Um mar delas aproximadamente sete mil recobre a fachada. "Uso conchas de cores e espécies diferentes para destacar o desenho", explica. Mas o pescador toma cuidado na hora da escolha. "Pego as conchas que não sejam cortantes, para evitar acidentes." O designer de interiores Roberto Amaral da Cunha afirma que a cobertura de uma parede inteira torna o ambiente ainda mais convidativo e é uma boa solução para decorar as casas de veraneio.
Figurativo
Para cada cômodo da casa, um tipo de quadro. Esta foi a solução encontrada pela artista plástica Giselle de Mattos Leão para a casa ficar com cara de verão, sem deixar de lado o gosto de cada um. Ela faz quadros em alto relevo que mostram o fundo do mar, bem coloridos e com a aplicação de elementos vindos da praia, como conchas.
Massa de modelagem para artesanato, variedades de tinta e algumas conchas são suficientes para fazer um pedaço do mar dentro de casa. "Basta moldar os elementos do fundo do mar com a massa e usá-la para fixar as conchas." Mas a artista plástica alerta que o trabalho exige cuidados. "A tela precisa ser resistente para que as conchas não quebrem o quadro. E é preciso escolher as cores certas das peças para combinar com a tinta da tela", explica.
Dentro da lei
Antes de catar conchas napraia, saiba que há uma legislação de crimes ambientais que proíbe a extração de conchas com moluscos da praia. Só estão liberadas para uso em decoração as conchas vazias. Estrelas do mar e outros equinodermos estão vetados e sua extração é considerada caça o que figura como crime.




