• Carregando...

Também na Câmara Municipal

Projeto de linha de ônibus exclusiva para mulheres é devolvido ao autor

A Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiu devolver ao autor o polêmico projeto que quer destinar 20% da frota de ônibus para as mulheres durante o horário de pico. A argumentação do relator da comissão é que a proposta geraria custos ao município.

Leia a matéria completa.

Para "melhorar o transporte coletivo", o vereador Chicarelli (PSDC) quer que os ônibus alimentadores de Curitiba parem onde o passageiro quiser desembarcar a partir das 20 horas, independentemente se o local for um ponto de ônibus ou não. Isso, claro, dentro da rota de cada ônibus. A proposta, chamada de "Operação Parada Segura", começou a tramitar nesta segunda-feira (4).

A ideia surgiu quando o vereador percebeu que, em municípios da Região Metropolitana, havia uma relação de amizade entre usuários do transporte coletivo e os motoristas dos veículos, que não paravam exclusivamente nos pontos. "Por que não fazer isso em Curitiba, e atender melhor o usuário que está cansado? Por que não dar um atendimento mais humano ao cidadão?", questiona.A partir da iniciativa, Chicarelli acredita que mais pessoas poderiam começar a usar os ônibus. Ele se diz aberto a mudanças no projeto, incluindo não apenas alterações no horário para que a "parada segura" comece, mas também num público diferente. "A ideia pode valer, quem sabe, apenas para bairros mais violentos ou até para mulheres", sugere o parlamentar, seguindo exemplos de cidades como Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB).

Outro projeto de Chicarelli busca implementar uma "proteção lateral" nos pontos de ônibus, as quais poderiam receber publicidade paga para subsidiar a redução da tarifa para os usuários ao mesmo tempo em que os protegeria de chuva e ventos fortes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]