Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Municípios

Vereadores do Paraná apóiam protesto de prefeitos

Agora, além das Prefeituras, as câmaras municipais também vão fechar no próximo dia 31

Os vereadores do Paraná decidiram unir-se aos prefeitos no protesto marcado para o próximo dia 31 (segunda-feira da próxima semana) e também vão fechar as câmaras municipais juntamente com as prefeituras. A informação é da Gazeta do Povo. O protesto é em função da diminuição dos recursos provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), nos últimos meses. De acordo com os prefeitos, a queda de 37,93% dos repasses está inviabilizando as administrações.

O presidente da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), Bento Batista da Silva, anunciou que a entidade e as 18 associações microrregionais de representação dos vereadores e câmaras municipais, apoiaram a medida dos prefeitos paranaenses.

Os prefeitos alegam que o FPM é a principal fonte de receita de 70% das prefeituras do Paraná. Dos 399 municípios do estado, 314 (79%), têm menos de 20 mil habitantes e são os mais prejudicados pela redução dos repasses federais. Por este motivo, os prefeitos querem ampliar as receitas dos municípios, que recebem apenas 14% do total de impostos arrecadados pela União.

O presidente da Uvepar adiantou que o fechamento das Câmaras no dia 31 ficará a critério de cada uma das afiliadas, uma vez que os dias de sessões legislativas não coincidem, com a mesma data, marcada pela AMP para o fechamento das prefeituras.

Leia a reportagem completa na Gazeta do Povo

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.