Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alto Boqueirão

Vigilância Sanitária encontra carne estragada em mercado de Curitiba

As autoridades também acharam grande quantidade de produtos vencidos, como leite fermentado, biscoitos, massas de pizzas e cervejas

 | Aliocha Maurício/ Tribuna do Paraná
(Foto: Aliocha Maurício/ Tribuna do Paraná)

Fiscais da Vigilância Sanitária e agentes da Polícia Civil encontraram cerca de 800 quilos de carne estragada no açougue do Supermercado Stall, localizado no Alto Boqueirão, em Curitiba. Durante a operação, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (8), as autoridades também localizaram grande quantidade de produtos vencidos, como leite fermentado, biscoitos, massas de pizzas e cervejas.

De acordo com Mauricio Weigert, chefe do Serviço de Vigilância Sanitária Municipal do Boqueirão, o mercado cometeu 18 infrações. "Entre elas, falta de higiene na panificadora e no depósito, falta de licenças e outras questões envolvendo documentações e regularização trabalhista", comenta. A operação foi motiva por denúncias feitas via 156.

A Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (DELCON) instaurou inquérito. Segundo o delegado Coelho Neto, responsável pelo caso, o proprietário foi autuado por crime contra as relações de consumo, prevista na Lei nº 8137 de 27 de dezembro de 1990. A detenção é de dois a cinco anos e multa.

"Agora estamos ouvindo o gerente do estabelecimento. Em um segundo momento iremos falar com o proprietário. Eles provavelmente também serão indiciados pelo crime de exposição, depósito e venda de produtos impróprios para o consumo", comenta.

Reincidência

Em 2012 e 2013, segundo Weigert, o supermercado Stall do Alto Boqueirão foi multado por comercializar produtos impróprios para o consumo. "Não é a primeira vez que isso ocorre. Então o local provavelmente será multado por infração gravíssima", comenta. Segundo o decreto nº 1784 de dezembro de 2013, que atualiza os valores das leis municipais, o estabelecimento que comete infrações gravíssimas deve arcar com penalidades no valor de R$ 1.508,00 a R$ 5.977,00.

Outro lado

Os proprietários do supermercado Stall, que além da loja do Alto Boqueirão têm outras três, enviaram nota, via assessoria de imprensa, afirmando que "receberam a notícia com surpresa e ainda estão tomando conhecimento da real situação" e que "devem tomar todas as medidas necessárias para se adequar às exigências da Vigilância Sanitária, inclusive com interferências administrativas de modificação de pessoal."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.