Curitiba estuda a implantação de bilhetagem temporal em pontos do sistema do transporte coletivo em que a integração física é dificultada. O primeiro bairro a receber o projeto piloto será a Vila Izabel. Os usuários dos ônibus convencionais Vila Isabel e Santa Quitéria poderão desembarcar na Avenida Arthur Bernardes e acessar a estação-tubo do ligeirinho Inter 2 sem ter de pagar uma nova passagem. A partir daí esses usuários entram na Rede Integrada de Transportes (RIT) e podem fazer conexões nos terminais do Portão e Campina do Siqueira, entre outros.
Depois da Vila Izabel, o próximo bairro a receber o projeto é o Pilarzinho. A ideia é facilitar integrações nas proximidades da cruz do Pilarzinho. A integração por bilhetagem temporal ocorrerá por meio de uma mudança no software usado nos cartões do usuário do sistema. Ao descer do ônibus que faz parte do novo projeto, o usuário terá um determinado tempo para acessar outra estação de ônibus sem precisar pagar outra passagem.
As mudanças serão aplicadas apenas em pontos específicos da cidade em que existe a dificuldade da integração física entre dois ônibus. Para ter acesso, os usuários poderão utilizar o mesmo cartão de transporte já usado hoje. Segundo a Urbs, empresa que gerencia o trânsito e o transporte da capital, não há data prevista para o início do projeto.
Congresso
A novidade da bilhetagem temporal foi divulgada ontem pela Urbs, durante uma visita técnica na sede da empresa. Durante o evento, que fez parte do 17.º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, o coordenador da unidade de programação operacional, Ismael Bagatin França, explicou o novo sistema para os presentes.
Gestores de órgãos que gerenciam o trânsito e o transporte de diversas cidades do país assistiram à palestra sobre o funcionamento do sistema curitibano e as novidades que a cidade está desenvolvendo.
O presidente da Urbs, Marcos Isfer, esteve presente ao evento e comentou as críticas que o sistema de Curitiba recebe da própria população. Segundo ele, o maior desafio de Curitiba e das cidades do mesmo porte é fazer com que a população entenda a necessidade de o coletivo falar mais alto que o individual. "Temos ouvido reclamações em relação a congestionamentos na Linha Verde. Que me desculpem aqueles que vão de carro e demoram um pouco mais. A prioridade é o transporte coletivo", disse.



