Cinqüenta policiais reforçam a segurança na Vila Torres, no Prado Velho, em Curitiba, desde o início da manhã desta sexta-feira (31). A ação faz parte de uma operação conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil.
De acordo com a PM, o objetivo da operação é coibir a prática de delitos na região. O coronel do Comando do Policiamento da Capital, Jorge Costa Filho, disse que a operação também serve para trazer uma maior segurança dos moradores e de pessoas que passam pelo local. Segundo Filho, não há horário previsto para o término dos trabalhos.
O trânsito na Rua Guabirotuba, que cruza a Vila Torres,está lento por causa do número de policiais e de carros de polícia no local. Por volta de 8h20, o grupo estava concentrado em um módulo policial desativado da PM, próximo ao Portão 3 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Segundo Luiz Fernando Delazari, secretário estadual de segurança pública, a ocupação é uma determinação do governador Roberto Requião. "A operação conjunta das policias é uma resposta às reivindicações da população e será permanente," disse.
Vila Torres
Desde a segunda metade de agosto não havia presença efetiva do poder público na Vila Torres. O módulo da PM que funcionava ao lado de uma das entradas da PUCPR foi abandonado e está depredado.
No começo do mês, o corpo de um adolescente baleado foi encontrado ao lado do módulo. Nas incursões que faz no local, a polícia é acusada de truculência. A morte de André Santos das Neves, de 21 anos, no dia 9 deste mês, gerou protesto entre os moradores. A família diz que o rapaz foi executado pela polícia. O comando da PM afirma que ele teria trocado tiros com os policiais. O caso será investigado pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná.
Ações em outros bairros
Outras operações acontecem nos bairros São Braz, em Curitiba, e no Quisisana, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. No São Braz, até o meio-dia, 14 pessoas já haviam sido presas por porte ilegal de armas e drogas.
A PM informou que nestes locais, a operação tem o objetivo de prender foragidos e realizar mandados de busca e apreensão.



